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as 12 perguntas mais comuns dos clientes virtuais

Sabe todo o carinho e cuidado que você tem para criar um produto, escolher a melhor matéria prima, as cores, acabamentos? E o orgulho que sente quando o vê pronto para ser vendido e fazer alguém muito feliz? Agora é preciso mostrá-lo com fotos e descrições, e usar todo o carinho, cuidado e orgulho nesse momento também!

As fotos e descrição do produto são essenciais e um grande desafio para os crafters que vendem online, pois serão a experiência do cliente com o seu produto... são eles que vão dar a segurança de comprar algo que você não viu com "suas próprias mãos"!

(crédito da imagem :: http://osharestyle.tumblr.com)

Então, essa lista com 12 perguntas comuns feitas pelos clientes que pretendem comprar um produto online serve como guia para que você possa adaptar ao seu negócio... 

01. O que é o produto? Para você pode parecer um tanto óbvio, mas pode não ser para o seu cliente.

02. Qual é a cor? As cores podem variar de um monitor para o outro... assim, as fotos podem não ser suficientes para que seu cliente tenha uma noção exata da cor do produto!

03. Qual o tamanho? Dedique um tempo para tirar as medidas e explicá-las da melhor forma ao seu cliente... principalmente se você vender roupas! Além da descrição do tamanho, você pode, por exemplo, tirar uma foto do produto perto de um objeto comum (moeda, copo, caneta)!

04. Do que é feito? Qual os materiais e técnicas foram usadas?

05. Qual a sensação do toque? Qual a textura?

06. Como fazer para lavar ou cuidar do produto?

07. E se não servir? Se o cliente não gostar? Sua política de trocas deve estar bem clara para você e para seus clientes! Não esqueça do Código de Defesa do Consumidor, que garante que o cliente pode desistir da compra em até 7 dias depois de receber o produto!

08. Como o produto será embalado? Além da embalagem ser a primeira impressão 'ao vivo' do seu cliente com o seu trabalho, é importante para a preservação do produto durante a entrega! Então, se você vende produtos delicados, que podem quebrar ou amassar, informe como será embalado para o envio!

09. Qual a forma de envio? Quem está acostumado a lidar com o Correio sabe de todas as informações na ponta da língua, né? Mas seu cliente pode não saber como as coisas funcionam! Como os preços são específicos por frete, você pode informar os prazos de entrega por região, por exemplo!

10. Tem para pronta entrega ou só por encomendas? Quanto tempo para a encomenda ser feita? É importante já na descrição informar se você tem o produto para a pronta entrega ou se precisará de tempo (e quanto tempo precisará!) para enviá-lo!

11. O produto é exatamente igual ao da foto? Ou tem algumas diferenças? Quais serão essas diferenças? Não deixe que seu cliente descubra isso apenas quando receber a encomenda!

12. Como obter mais informações sobre esse produto? Deixe seus contatos para que ele possa entrar em contato caso queira esclarecer mais alguma dúvida...

Agora proponho esse desafio para você: reveja a descrição dos seus produtos e veja o que pode ser melhorado! Faça o teste com uma amiga, bem sincera e não crafter... sem ver o produto ou as fotos, peça para ela ler a descrição e lhe contar se ficou alguma dúvida! Depois mostre as fotos para que ela lhe responda qual a relação da foto com o que ela imaginou quando leu a descrição... por fim, mostre o produto e descubra qual seria a reação dela se tivesse feito a compra!

E você? Tem mais alguma questão que acha essencial responder na descrição dos produtos? Deixe seu comentário e compartilhe suas opiniões com a gente... :)

Gostou desse post? Então divulgue no Twitter! http://bit.ly/dVBEFD

7 comentários:

Ateliê da Nanda disse...

Caramba, to lendo aqui e adorando tudo!!! Esse post ficou excelente! Esses dias uma cliente que comrou uns produtos meus há meses atrás queria devolver parte da venda... Conversei com outra amiga e chegamos num consenso que eu não deveris receber os produtos de volta e devolver o dinheiro, mas eu SEMPRE penso em cada caso como se fosse único, para nunca ser injusta com ninguém!!!

Parabéns, vou continuar a ler e aprender mais por aqui!!

Bjs
Nanda

MÁRCIA MARINHO disse...

Amei o espaço...os posts. Primeiro dia de blog e eu to aqui querendo ler tudo e querendo dar conta da agenda que este domingo tá colorida kkk para não dizer lotada...
Beijos.

assim,sim! disse...

Exatamente, Nanda! Essas são as vantagens de sermos um pequeno GRANDE negócio: pensar em cada cliente e tratar cada um de forma personalizada!

Oba, Marcinha! Que bom que gostou! Fico feliz!

Beijinhos, meninas! :)
Sejam sempre bem-vindas...

Loma Sernaiotto disse...

post perfeito! assim como o blog todo, só ajudando muito no meu negócio! *~~*

marta alves disse...

Nossa, essa blog é demais!
É tudo que eu estou precisando neste momento de redirecionamento...
Trabalho com artesanato a muito tempo mas é como se tivesse começando agora, o pior é que a gente vai lendo as dicas e a respiração vai acelerando e dá uma vontade de sair correndo para por tudo em prática já !
O meu trabalho sempre teve como foco o papel mache com o qual fazia principalmente bonecas bem coloridas e brasileiras, agora por uma questão de mercado estou mudando para o tecido e aminha idéia é aplicar a mesma "caipirice" ( como boa mineira que sou) em artigos para cozinha ( toalhas de mesa, jogos americanos...).Conto com este blog na minha nova empreitada.No momento estou na criação dos produtos, depois vem a parte de fotografar e estou pensando em abrir uma loja no tanlup.
Nossa fiquei tão empolgada que fugi do assunto do post...

beijinhos e obrigada meninas!

Anônimo disse...

Que demais todas as dicas, conforme lemos...nos perguntamos como deixamos passar algumas coisas básicas!

Muito obrigada pela dica

...ROSANA VITA disse...

MUITO OBRIGADA PELO CARINHO E DEDICAÇÃO!SUCESSOS;.
ROSANA VITA

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