................ ................ ................ ................

5 sugestões para aproveitar o $$$ extra de final de ano

(crédito da imagem :: http://www.flickr.com/photos/m4calliope/)

Para a maioria dos crafters, final de ano pode significar um aumento importante nas vendas e um dinheiro extra no caixa. Pode parecer tentador gastar em uma merecida viagem de férias... mas, ao invés disso, que tal fazer uma análise das vendas ao longo do ano e criar uma estratégia para maximizar o impacto desse acontecimento no seu negócio?

Primeiro, dê uma analisada como foram suas vendas mês a mês ao longo do ano! Como estão as finanças? Fez boas vendas? Quais foram os melhores meses? E os piores? Consegue identificar as oportunidades de boas vendas?

Pense também nos próximos meses! Você tem uma estratégia de vendas para o ano todo? Quais as oportunidades para aumentar as vendas? Quais os desafios que poderá enfrentar?

Agora sabendo como as coisas estão funcionando no seu negócio, você pode preparar um plano de ação para aproveitar bem esse dinheiro extra de Natal. E eu tenho algumas sugestões para você:

INVESTIR NO SEU NEGÓCIO
Se você não precisa do lucro dessas vendas para pagar alguma despesa que já assumiu, então investir no seu negócio é uma ótima maneira para aumentar as vendas no próximo ano. Pense em quais são as suas metas e em como esse dinheiro poderá ajudar a alcançá-las. Talvez seja investindo em matéria-prima, ou em um novo equipamento para deixar sua produção mais eficiente, ou investindo em marketing, em links patrocinados. Seja o que for, invista no que ajudará seu negócio a crescer!  Essa é a segunda opção, minha e da Helô, para o Cupcake Hortelã: vamos investir na melhoria das nossas fotos, em matéria-prima e links patrocinados!

ECONOMIZAR PARA UM GRANDE PROJETO
Talvez sua meta precise de um investimento maior do que o lucro que obteve no final do ano. E essa é uma ótima oportunidade para começar a economizar. Abra uma poupança e se organize para depositar uma parte dos seus lucros mensais e alcançar o seu objetivo! Quem sabe conseguir participar de uma feira? Ou abrir um ateliê real?

INVESTIR NA SUA APOSENTADORIA
Pode parecer engraçado falar em aposentadoria, mas quando você trabalha no seu próprio negócio, cabe a você cuidar dessa questão. E essa pode ser a oportunidade para começar a pensar nisso! Você pode planejar depositar sempre uma parte do seu lucro em um plano de previdência privada ou para se registrar como profissional autônomo e recolher o INSS. Também pode se cadastrar como Empreendedor Individual e usar esse dinheiro para pagar as taxas mensais antecipadamente!

ECONOMIZAR PARA OS MESES MAIS LENTOS
Você também pode deixar esse dinheiro reservado para ser a salvação nos meses onde as vendas são mais baixas. Por isso a análise das suas vendas ao longo do ano anterior são tão importantes! E essa foi a primeira decisão que eu e a Helô tomamos: deixar uma parte reservada para os gastos fixos dos meses tipicamente mais lentos.

PRESENTEAR VOCÊ
Depois de investir no seu negócio, economizar para um grande projeto, investir na sua aposentadoria e economizar para os meses mais lentos, que tal comprar um presente para você? Rs... tenho certeza que você merece! E essa pode ser uma ótima ocasião para prestigiar aquele amigo crafter que cria produtos que são seus objetos de desejo... ou levar a família para jantar em um lugar bem bacana na sua cidade... ou comprar um espumante para brindar o sucesso do seu negócio e de seu trabalho em 2010... afinal de contas, não é só de trabalho que vivemos, certo?!

Vou adorar saber: o que você está planejando fazer com esse dinheirinho extra?

Este post foi baseado no texto How To Make The Most Of Your Fourth Quarter Profits, de Megan Auman.

Gostou desse post? Então divulgue no Twitter! http://bit.ly/hXtL1P

2 comentários:

Catarine Heiter disse...

Olá!!Amei o blog.... amei meeeesmo!! Já sou fã! A Perolice (minha marca) vai utilizar o $$ extra para aumentar a divulgação e investir na criação de coleções!!!

assim,sim! disse...

Oba, Catarine! Já estou curiosa para ver a nova coleção... ;)

Postar um comentário