................ ................ ................ ................

como o twitter pode ajudar seu handmade business!

Por Cissa Chiarini

Uma amiga me ligou contando que iria assumir a área de Mídias Sociais da empresa onde trabalha e queria dicas de como usar o Twitter de forma efetiva! Depois da nossa (longa!) conversa, resolvi adaptar as ideias que tivemos para compartilhar aqui com vocês, pensando nos nossos handmade business!

O Twitter é mesmo uma excelente ferramenta de relacionamento (o famoso networking, imprescindível para os negócios!) e divulgação... então pode (e deve!) ser usado a favor do seu negócio e, porque não, a favor da sua criatividade! Mas é preciso procurar usá-lo fora do senso comum de ser apenas um quadro de avisos da sua empresa!

{créditos aqui}

DEFINA UM OBJETIVO E UM TEMA
É importante planejar como será sua atuação no Twitter e sobre o que irá falar (além de falar sobre o seu negócio!) e para quem! Como vai fazer essas pessoas se interessarem pelo seu assunto? Qual será o seu diferencial? É importante ter isso bem definido para orientar você sobre que tipos de mensagem escrever! Dê motivos para as pessoas seguirem o seu Twitter, que não seja apenas conhecer as promoções e lançamentos do seu negócio! Compartilhe dicas, experiências, peça a opinião das pessoas!

  • Vocês conhecem o Twitter da Carol, da Fofys Factory { @fofysfactory }? Além de divulgar o seu negócio, ela faz um garimpo de fofuras na Internet! Fotografias, embalagens, ilustrações, lojas virtuais, moda, decoração... quem acompanha tem a certeza de que ao clicar no link divulgado, vai encontrar algo muito bacana! Qual é o público do Twitter dela? Pessoas que gostam de descobrir coisas fofas! Quem são os clientes Fofys Factory? Pessoas que gostam de coisas fofas!

SIGA PESSOAS DE ÁREAS DIFERENTES
Nós, naturalmente, gostamos de conhecer pessoas que tem interesses e pensamentos ao menos parecidos com os nossos. E gostamos de ter esses interesses reforçados. Por exemplo: se você ama fotografias vai querer conhecer pessoas que também gostam desse assunto e falam sobre ele! E o Twitter pode lhe proporcionar isso de uma forma muito eficiente!

Quando você segue APENAS pessoas com os mesmos interesses que o seu, você limita sua rede de contatos que poderia ser infinita (rs!) e perde a oportunidade de conhecer pessoas interessantes e assuntos diferentes!

Imagina só: você segue só crafters, que por sua vez só seguem outros crafters. Resultado: só vai ler, ouvir falar e comentar sobre? CRAFT! Reflita um pouquinho: isso é muito legal, mas também não seria interessante conhecer e comentar sobre outros assuntos? Ter outros referências?

Então, para que o Twitter traga mais resultados para você (tanto profissionalmente, quanto pessoalmente), SIGA PESSOAS DE ÁREAS DIFERENTES! Siga seus amigos, mas siga também jornalistas, empreendedores, geeks, empresas...

  • DICA! Você pode seguir listas com temas interessantes! Assim vai construindo um repertório cada vez mais variado, criando mais “assuntos de interação”, que com certeza também irão ajudá-la na hora de ter ideias! Pode também pesquisar sobre determinado assunto para descobrir o que as pessoas estão falando sobre ele e poder conversar com elas... para isso, você pode usar o Search Twitter {http://search.twitter.com}

{créditos aqui}

INTERAJA
O Twitter é inútil se você não se socializar! Responda às perguntas, dê sua opinião, converse com quem você jamais teria oportunidade antes das mídias sociais existirem. Construindo relacionamentos, você terá a chance de conhecer pessoas que poderão contribuir para o seu negócio... e você também poderá contribuir para os delas!

É como eu adoro falar (rs!): AMPLIE SEUS HORIZONTES!

Hoje é a vez do Twitter. Amanhã será uma mídia social diferente! O importante é que a tecnologia evolui e as nossas relações vão se ampliando (nossa rede de possibilidades de contato aumenta) e se estreitando (criamos laços mais próximos com pessoas que não teríamos a oportunidade de conhecer)! Podemos aproveitar para saber mais sobre as pessoas que nos cercam (e como os nossos clientes – ou futuros clientes – se comportam), sobre as tendências nas diversas áreas, aprender sobre o nosso próprio negócio observando a experiência dos outros... e tudo mais que sua criatividade e seu senso de oportunidade proporcionarem a você!

Então, vamos lá! Construa relacionamentos bacanas (e sinceros, viu?!) no Twitter, em diversas áreas (e também na sua!), para que ele possa trazer um retorno positivo para o seu negócio, sua criatividade e para você!

E AGORA ME CONTA: quem você segue no Twitter que vale a pena indicar? Pode ser uma pessoa, pode ser uma lista ou uma hashtag (#) bacana... depois aproveite e comece a seguir o Assim,Sim! e (jabá!) o Cupcake Hortelã! ;)