................ ................ ................ ................

COMO ORGANIZAR UM BAZAR NA SUA CASA

Sabe quando você chega num blog pela primeira vez e quando percebe já faz horas que você está ali se encantando com cada post e pensando como alguém pode ser tão criativa e fofa? Foi isso que aconteceu comigo quando cheguei ao Tuty Tá na Moda!, da Thiara!

E fiquei ainda mais encantada quando vi o bazar que ela preparou na sala da sua casa! Tudo feito com tanto carinho, tantos detalhes fofos, produtos lindos e coloridos... e tantas gostosuras! Por isso (e por ser tão querida!) convidei ela para escrever para nós, contando como organizar um bazar tão especial, que com certeza, além de incrementar suas vendas e divulgar sua marca, vai lhe proporcionar momentos especiais na hora do planejamento e preparação, durante o bazar... e depois, na hora de contabilizar o resultado!

A Thiara fez um texto muito gostoso de se ler e bem prático, com tudo que você precisa considerar para planejar o seu bazar! Depois de ler, visite o blog dela e confira mais fotos e outros detalhes!

          . PREPARATIVOS PARA UM BAZAR DE NATAL
          . BAZAR DE NATAL DA TUTY - O MAIOR PROJETO DO DESAFIO
          . MAIS DO BAZAR DE NATAL

COMEÇANDO A PLANEJAR :: lista de convidados, local e data do bazar
Não que eu seja uma expert, afinal esse foi meu primeiro evento do tipo, mas eu sei do principal: as clientes adoram pegar meus produtos na mão, abrir, virar, cheirar, e isso faz toda a diferença. Então, porque não unir o útil ao agradável e dar a elas e à Tuty uma tarde de encontros e coisas boas?!


O primeiro passo foi fazer uma lista das pessoas que eu convidaria, e nela marcar as pessoas que com certeza viriam, as que possivelmente viriam e as que provavelmente não viriam. Pode parecer tolice, mas isso faz total diferença em todos os detalhes. Com essa lista você consegue ter uma média de quantas pessoas você terá no dia, e então já pode definir o local.

Se você mora em uma casa com um quintal legal, não tem erro: esse é o lugar ideal. Já se você mora em prédio, verifique com o síndico se você pode usar o salão de festas, que também é um ótimo espaço. Como eu moro em apê, mas aqui não pode usar o salão para fins comerciais, resolvi fazer o bazar na sala de casa (e olha que é um apertamento)!


O segundo passo é definir a data. Se o seu bazar terá um tema (no meu caso, Natal), pense em algo em torno de duas semanas antes da data a qual se destina. Antes de marcar veja se esse dia não é feriado, emenda de feriado, aniversário de alguém da família ou de algum amigo que seja comum a muitos amigos (isso pode dificultar a presença de um monte de gente). Também fique de olho se não tem nenhum super evento na cidade marcado para esse dia (como o último dia da Bienal do Livro, ou a Mega Artesanal, ou o Circuito Brasileiro de Fórmula 1).

OS PRODUTOS E OS AGRADINHOS
Data definida, local definido, convidados definidos. Agora é hora de calcular a quantidade de produtos que você vai expor. Tenha em mente que aquele produto que é o que mais vende durante o ano, também será o que mais vai vender nesse dia, então você terá que ter muitos dele. Calcule que suas convidadas levarão presentes e você tem que ter peças suficiente para todas, inclusive para as que chegam mais tarde no evento. Procure fazer uma lista de tudo o que você vai produzir e o valor final que você terá em mercadoria para vender. Para mim funcionou bem uma média de R$ 150 por cliente. Algumas levaram menos, algumas levaram mais. Entretanto, para definir o quanto de produto eu teria, calculei cerca de R$ 350 em produto por cliente. Assim não corri o risco de faltar as peças preferidas.


Agora é hora de você definir se vai servir alguma coisa para as visitas, e se sim, o que. Já fui em bazar que tinha salgadinho e champagne e já fui em bazar que só tinham balinhas. É educado você servir alguma coisa, mesmo que seja suco e bolachinhas. No Bazar de Natal da Tuty servi um monte de coisas, mas isso é porque eu adoro cozinhar, e aproveitei o momento para divulgar a montagem de uma papelaria de festa. Assim, teve cupcake, brigadeiro, mousse de maracujá, pão de queijo, lanchinho natural, dois sabores de suco, espetinhos de frutas, quadradinhos de frango, ovinhos de amendoim e palha italiana. Realmente não precisava de tudo isso, mas me diverti fazendo, e isso é o mais importante. Você pode servir um salgadinho, suco e um docinho. Já está de bom tamanho.


HORA DE ENVIAR OS CONVITES
Com tudo definido, hora de enviar o convite para aquela lista enorme de convidados. Não esqueça de pedir para que as pessoas confirmem a presença. Nem todas vão confirmar, mas isso te ajuda a ter ao menos uma ideia de quantas pessoas vão aparecer. De toda a lista de confirmados, considere sempre 20% menos, afinal imprevistos acontecem.


Faça um convite chamativo, que identifique todas as marcas que participarão do bazar, o que será vendido, e as formas de pagamento aceitas. Aceitar cartão é um diferencial muito importante! Cerca de dois dias antes do evento mande um lembrete a todos novamente, mesmo aos que confirmaram a presença. Sabe como é... A gente acaba marcando dois compromissos para o mesmo dia. Então não deixe o bazar cair no esquecimento.

OS ÚLTIMOS PREPARATIVOS
Um dia antes, lembre-se de etiquetar todos os produtos. Ficará muito mais fácil para vender no momento que o bazar estiver cheio (geralmente após o almoço). Também lembre-se de separar caneta, um bloco para anotar as vendas, calculadora, régua, saquinhos ou caixas de presente, tesoura, fita, fita adesiva, grampeador, sacolas e qualquer outro material de escritório que você ache importante. Se você vai aceitar cartão, não esqueça de separar uma bobina extra para a maquininha.


Chegado o grande dia, defina como você irá dispor os produtos no espaço. Faça um fluxo de visualização, ou seja, um caminho para as pessoas percorrerem e verem todos os produtos disponíveis. Aqui em casa, como o espaço era pequeno, acabei usando até as gavetas dos móveis para expor, e os produtos mais chamativos e baratos ficavam perto do caixa. Isso é para aproveitar a "boca do caixa" para as compras por impulso. Fazem isso nos supermercados (revistas e chicletes ficam próximos ao caixa não por acaso) e você também pode fazer no seu bazar. Funciona!


E por fim, não deixe de fotografar suas clientes levando os produtos da sua marca para casa. É uma delícia eternizar estes momentos. Depois que todos forem embora, sente-se no sofá para fazer as contas. Mas não esqueça de providenciar uma bacia com água morna e uma essência bem gostosa para fazer uma salmoura. Seus pés vão precisar e merecer tal carinho!

Thiara Ney
Tuty Tá na Moda!

GOSTOU DESSE POST? Compartilhe com seus amigos no Twitter! http://bit.ly/gCP0Lx

37 comentários:

Ankh disse...

Adorei as dicas, tudo muito bem arrumadinho, organizado... e peças maravilhosas!

Ateliê da Nanda disse...

Conheci a Thiara por meio de outra amiga virtual, a Bia, e adoro as duas! A Thiara é super caprichosa, profissional e cuida da Tury com todo carinho do mundo! Não é a toa que a marca dela dá super certo!!! Adorei o texto e pro ano que vem, qdo eu fizer o bazar no meu AP com certeza irei reler esse texto novamente!!!!!

Thiara Ney disse...

Cissa! Obrigada pela oportunidade de compartilhar essa experiência com os leitores do Assim Sim.
=)
Bjos!
Thiara

Paula Louceiro disse...

Adorei as dicas!!!

Beloní Cacique Braga disse...

Oi meninas
Já passei por essa experiência deliciosa com outro nome "Chá entre amigos. Li o post da Tuty e revi o que fizemos por aqui. Boas ideias, que somadas ajudam muito.
Amei a leitura do texto e as fotos fofas.
Beijocas.

Menina Lima by Keithe Lima disse...

Gente, eu amei este post...
Tudo de bom pelas dicas e pelo carinho da Thiara em compartilhar conosco.OBrigada!!!
Valeu muito a pena e vou guardar as dicas super valiosas!!!
Beijos

Fabiana Mattos disse...

Adorei isso aqui!
Parabéns e sucesso!

Vanessa Maurer disse...

Cissa do céu, que reportagem mais bacana... eu monto bazares também mas, ainda muito distante dessa preciosidade toda exposta... parabéns para a Thiara!

assim,sim! disse...

Nanda, concordo com você! E dá pra ver o capricho e profissionalismo da Thiara daqui... quando fizer seu bazar, espero o convite!

Obrigada você, Thiara, Por compartilhar com a gente!

Beloní, eu amei o seu chá! Foi muito fofo também, cheio de carinho!

Ankh, Paula, Keithe, Fabiana, muito obrigada pelo carinho! :D

Vanessa, seu trabalho é lindooooo... imagino que seus bazares sejam de se apaixonar! :)

Kaixa de Surpresas disse...

Que delicia deve ter sido esse bazar! Amei todas as dicas, já organizei alguns mas nenhum tão lindo e super organizado como esse que Thiara fez! Parabéns ao Assim Sim pela iniciativa maravilhosa e também a Thiara por dividir conosco sua experiência de sucesso! Beijos,

Karima

Ge Rocha disse...

Gente que incrível, eu adorei isso, até eu queria ir num bazar desse.

X-DOLLY disse...

Ai, ai, ai....já estou mentalizando um Bazar aqui em casa com as minhas coisinhas....amei seu Site, ótimas dicas para pessoas como eu que temos um nano negócio!!! Estarei sempre por aqui!!!
www.xdolly.blogspot.com
www.flickr.com/photos/x-dolly

Mari Fulô atelier disse...

Também faço bazares por aqui, e adorei suas dicas! Com certeza irão ajudar muito...só sinto por não ter lido um pouco antes, rs. Teremos um bazar aqui no próximo domingo e muitas coisas que vc escreveu teriam me ajudado. Principalmente a maneira de pensar na quantidade dos produtos. Gostei muito dessa "fórmula" que vc indicou. Sinto muita dificuldade na parte da produção qdo tenho feiras e bazares. Qto produzir e como dar conta de produzir o suficiente? E de com quanto tempo de antecedência começar a produzir para o bazar? Eu sempre acho q tenho pouca coisa..rsrs...será que eu sou mole? Ou é falta de planejamento mesmo??rs..Gostaria muito de saber mais sobre isso!!!!!
Obrigada!!!
Um beijo!

Marina

Lü Sielskis disse...

Adoreiiii as dicas!!!Adoro organizar bazaresss...rs*
Ficou tudo muito lindo!!!

Beijosss*

Fazendo Arte disse...

Aí, aí, aí ...... mal cheguei aqui e já deparei-me com respostas que estou precisando. Sinceramente estava pensando em fazer um bazar de Páscoa. Espaço e criatividade é o que não faltam-me. Tenho um jardim com um enorme tapete de gramado. Como estou com mais uma idéia de restaurar alguns móveis, seria ótimo usá-los tbém, pois restauração é minha praia, mataria dois coelhos numa única paulada. Já comecei a bordar as toalhas em patchwork, tudo com motivos de Páscoa, avevirgeminhanossasenhora, se Deus quiser eu vou conseguir colocar meu bazar. Uhuuuuuuuuuuu tô apaxaixonada pelo blog, obrigadissima pelas dicas, elas só insentivam-nos !!!
Abraços carinhosos,

Adriana Alves disse...

É minha primeira visita,e adorei,parabéns Thiara seu trabalho é lindo.

Eliane Volcov Souza disse...

Olá!
É a primeira vez que visito o sei blog e me encantei com a sua diversidade e criatividade, parabéns!!!
Sobre o post acima, muito bacana, é bem mais simples do que eu imaginava!!!
Bjs

Nayara Melo disse...

Meninas descobri você agora e já estu apaixonada pelos seus posts.

Bjs

Keila disse...

Olá meninas! Adorei as dicas pois eu e minha irmã vamos fazer um bazar para o Dia das mães. Estamos começando agora e suas dicas são preciosíssimas. Aliás o blog é maravilhoso! Estou engatinhando no meu ateliê e já vi que vou virar freguesa de carteirinha por aqui!
Obrigada por compartilhar.
Beijinho.

Alessandra - Arte com A disse...

Muito obrigada por compartilhar isso com a gente, moro em um bairro pequeno e estou com muita vontade de fazer uma coisa assim tipo um bazar e esse post caiu como uma luva, vou amadurecer a idéia já que tenho esse incentivo a mais obrigada mesmo e tudo de bom acabou de ganhar mais uma seguidora assidua.

Daniela Lima disse...

Olá!

Seu blog também é um desses que passamos horas e horas navegando! rsrs
Amei as dicas e já virei seguidora!!!
Parabéns!
Super funcional, lindo e criativo!

Bjs Dani

Flávia Bossolan disse...

Adorei a dica de fazer o bazar em casa msm...estava pensando em um lugar pra fazer o meu....acho q vai ser at home!!! rsrsrrsrs

bjs Flá.

Anônimo disse...

Adorei a idéia , vou tentar na minha casa !
Adoreei, o blog é rico em idéias Obrigadah !
Bjoos

Anônimo disse...

Show de Bola essa e outras reportagens !
Parabéns !
Gostaria muito de poder ajudar em algumas reportagens ...Simone Lam - Pura Ideia Etiquetas de Tecido

Gaby Sartori disse...

Cissa, Thiara,
Amei! Estava pensando em como poderia vender mais na época do Natal e essa matéria veio a calhar, perfeita! Já estou começando a planejar meu Bazar em cima dessas dicas ;)
Muito obrigada por compartilhar ...
bjo

CoisaLinda Artes Manuais disse...

Adorei as dicas! Estou louca para montar um bazar!! Quem sabe no próximo ano...

Um abraço, Fabiane

Fazendo Arte disse...

Matéria excelente, com ótimas dicas!!

Anônimo disse...

Parabens, primeira vez que visitei e achei o que procurava.
Tenho vontade de realizar um bazar, e com essas dicas valiosas me deram mais seguranca.

Obrigada por compartilhar sua criatividade conosco.

FELIZ 2012

Lu disse...

Amei suas ideias!Parabéns!!!

Cantinho da Aracy disse...

Só estou lendo este post agora e amei, já dei um Pin It pra guardar a dica, espero organizar um destes durante o ano.
Obrigada pelas dicas.
Beijos no coração

Angela disse...

Você esta de parabéns pela organização e obrigado pelas dicas.
bjs

Anônimo disse...

Amei, Amei, Amei, as dicas são super legais,ultimamente estou pensando em
criar um basar na minha garagem,achei as dicas super criativas e legais,tudo muito bem organisado em!! parabéns viu...
vou usar todas essas dicas para o meu bazar !!
bj

Priscila G R Marins disse...

Gostaria de agradecer as dicas! Ajudou muito a fazer meu bazar ser um sucesso :)

Eu que fiz... ou quase isso disse...

Adorei a dica as fotos estão lindas, até parecem de revista, tb conheço o trabalho da Thiara através da minha blogueira musa inspiradora no quesito festas personalizadas Katia Bonfadini (coisas de Bonfa), comprei um Kit para meu chá de bebê, além do kit ser maravilhoso o atendimento é excelente.
Anotei as dicas para um futuro bazar do EU que FIZ....
bjs

Gélia Carvalho

AMORECO by Xanda disse...

Super legal. Quero montar um bazar e o texto vai me ajudar muito.
Depois conto como foi, ta legal.

Anônimo disse...

parabens pela iniciativa em ajudar tantas pessoas(como eu)que gostaria de montar um negócio mas tem pouco recurso.essa é uma maneira de empreendedorismo sem muitos gastos.realmente amei as dicas

ATELIÊ ÁRTHEMIS LÚ disse...

gostei muito, sou artesã e penso em fazer um bazar de artesanato.

Postar um comentário