................ ................ ................ ................

{ minha experiência } por martha martins alves


Conheci o blog e adorei!
E resolvi compratilhar com vocês minha visão até agora, que se resume basicamente em duas palavras: tempo e contatos.

Hoje a mensagem no meu Facebook era "Empreender é tipo filho, quando você descobre, nunca mais tem uma noite de sono tranquila, e quando está acordado não pensa em outra coisa."

Sou designer de interiores e em 2009 resolvi instalar meu ateliê em casa e desde então tenho um filho que não para de crescer e me dá muito trabalho e muito orgulho! Depois de trabalhar toda a vida para alguém, tomar a decisão de trabalhar para si próprio não é uma tarefa simples, embora pareça, para quem está de fora. Vejo muitas pessoas insatisfeitas com o mercado corporativo que acham que assim que sairem de seus empregos vão começar de cara a ganhar dinheiro vendendo artesanato. Comigo não foi assim!

Até aqui foram 2 anos de muito aprendizado, de muita experimentação. Foi preciso tempo para conhecer o mercado, meu nicho, os melhores fornecedores, os melhores materiais. Foi preciso tempo para atingir meu nivel de exigência quanto à qualidade, pois o que vi bastante por aí quando comecei foram produtos lindos de longe, mas de perto "pão bolorento", mal finalizados. E depois de trabalhar 5 anos com o mercado de luxo, a única coisa que eu não queria vender era um produto mal acabado.

Contatos são imprescindíveis, com os "concorrentes" e principalmente como com os fornecedores. Aquele vendedor da 25 tem informações valiosas para nos dar!

A sensação de que ainda falta muita coisa para o negócio ficar completo é constante. Mas a satisfação em escutar seu cliente dizer "que lindo!" é a mesma de quando a gente escuta a gargalhada de um bebê!

Essa é a minha visão até agora. Minha previsão (!) para os próximos anos é a melhor possível. Receberemos muitos estrangeiros nos proximos eventos e eles sabem valorizar o produto brasileiro melhor do que nós, que achamos que o bom está "lá fora". Acredito muito no trabalho criativo brasileiro e na capacidade da nossa gente de criar um produto de qualidade!

Trocar experiências pelo site de vocês vai ser muito útil ! Tenho certeza que esse é só o primeiro de muitos pitacos que darei daqui pra frente.

Um beijo com carinho e um sopro de sucesso para todos nós!
Martha Martins Alves
{ crafeteria - ateliê de craft & costura }