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Por Melina Pettendorfer

Para muita gente que trabalha por conta própria, a única forma viável de vender suas fofuras é pela internet! São muitas as vantagens e muitas as tarefas também: atualizar e manter a loja, fazer anúncios, incluir novos produtos, campanhas, responder e-mails... E-mails, minha gente, parecem se multiplicar como coelhos! Como lidar com eles?

JÁ ESCUTAMOS
“Responder e-mails? Porque não delegam essa tarefa para uma secretária ou algo assim?"

{ créditos aqui }

O QUE PENSAMOS
Ser bem recebido em uma loja é fundamental! Sentir-se à vontade, olhar tudo, ver os preços e, se pintar uma dúvida, perguntar para a vendedora! Pois bem, a conversa com a vendedora - vamos combinar, que faz toda a diferença em uma compra - é o e-mail no caso da nossa venda virtual. Por isso, fazemos questão de cuidar disso pessoalmente. Mas como dar conta de cuidar dessa parte com o carinho que nossas clientes merecem?

DICAS
     . Pegando carona no post da Thiara sobre a priorização de tarefas, faça o mesmo com os e-mails: quais são para responder hoje, no final da semana ou quais podem ser resolvidos a longo prazo? Tire da caixa de entrada e coloque em pastinhas, assim ela não fica com 300 e-mails e a sensação de que nunca vamos esvaziá-la.

     . Regra dos 3 minutos: peguei essa dica no Empreendemia e tem funcionado pra nós: recebeu um e-mail e consegue respondê-lo em até 3 minutos? Faça isso imediatamente!

     . Perceba os padrões nas mensagens que recebe: só hoje foram 29 e-mails perguntando aonde está a categoria tal na sua loja? Está na hora de dar uma olhada se este item está em evidência e pensar em formas de destacar a informação direto no site.

     . Repita dados importantes em várias partes do site, por exemplo, no formulário de contato, deixe links levando para o faq, loja, etc. De repente seu cliente não encontrou esses links e quando foi te escrever uma mensagem, bingo, lá estavam eles.

     . Descubra qual é o horário que você consegue render mais respondendo e-mails. Faça o teste... Cronômetro da mão e responda e-mails por uma hora em varios períodos do dia... Em qual você foi melhor? Esse pode ser o seu horário cuca-fresca para responder com mais agilidade!

     . Tenha um preview das mensagens na sua barra de tarefas. Eu uso o Gmail Notify. Ele me dá a primeira frase do e-mail e eu fico de olho sem parar de desenhar, caso eu veja que é algo urgente, posso atender com mais eficiência.

VAMOS CONVERSAR?
E você? Qual é o seu segredo para uma caixa de entrada limpa e clientes felizes com respostas rápidas? Conta pra nós!