................ ................ ................ ................

transformando feedbacks negativos em { oportunidades }

Por Cissa Chiarini

Recentemente passei por uma experiência que me inspirou esse post: ao criticar (educadamente, juro!) as atitudes de uma pessoa e algumas das decisões que ela estava tomando, ouvi um discurso alterado, cheio de justificativas sem fundamentos. Sua reação foi apenas se defender, mesmo sem ter nenhuma razão para isso. Tenho certeza que nem parou para refletir sobre o que eu tinha falado e nada mudou, os mesmo erros continuam sendo repetidos!

Fiquei pensando o quanto as pessoas perdem boas oportunidades de aprender com as outras por simplesmente não lidarem bem com críticas. Isso não significa que eu seja fã delas, mas com o tempo fui “aprendendo a aprender” com elas.

{ sem créditos }

Acredito que o mais importante nesse momento é NÃO RESPONDER IMEDIATAMENTE (mas também não demorar uma eternidade, né?!) e NÃO LEVAR PARA O LADO PESSOAL. Para quem tem um trabalho tão pessoal, tão relacionado ao que somos (como a gente!) talvez não seja tão simples, mas é mais que necessário.

Então, respire. Reflita sobre o que foi falado e quais as razões para a pessoa ter feito tal crítica. Deixe a emoção de lado e olhe a questão de forma racional. Se coloque no lugar da pessoa, principalmente se for um cliente. Seja crítica com você! Isso é importante para que conheça os pontos falhos do seu negócio e encontre as soluções para corrigí-los.
    Mas se depois de tudo isso você ainda acredita que a pessoa não tem razão, argumente, defenda o seu ponto de vista. Você vai ver que, nesse caso, seus argumentos serão bons e coerentes e não um simples “porque é assim e pronto”! Saiba separar as críticas construtivas das críticas vazias!
E, por fim, NUNCA IGNORE UM FEEDBACK NEGATIVO, pois ele pode ser uma grande oportunidade de crescimento para você e o seu negócio. Pode ser a oportunidade de fazer uma mudança que só trará coisas boas, não é?!

Agora é a sua vez: qual sua dica para lidar com as críticas?