................ ................ ................ ................

motivos para { não } empreender

Por Melina Pettendorfer

Muita gente pensa em empreender e recebemos e-mails constantemente perguntando como fizemos, qual é o passo-a-passo para se trabalhar com o que gosta e viver esse sonho diário de ter o próprio negócio! É um sonho sim, mas será que ele vira realidade?

JÁ ESCUTAMOS
"Sou louca pra ter meu próprio negócio, trabalhar só com o que gosto, não ter horários rígidos e nunca mais ter chefe!"

O QUE PENSAMOS
Nós somos entusiastas de quem quer empreender e trabalhar com o coração! Mas entendemos que muita gente tem talento para o trabalho feito à mão mas de repente o perfil profissional dessa pessoa é mesmo de ter um emprego fixo e estável e fazer o artesanato só quando tem vontade ou para se ter prazer! Fazer vendas pequenas e restritas e se realizar dessa forma!

Temos o perfil empreendedor e acertamos na nossa decisão, mas decidimos quebrar esse tabu e afirmar mesmo: não é para todo mundo! A idéia não é desencorajar mas sim te fazer refletir: Qual é o principal motivo que você deve ter para empreender?

Antes de mudar sua vida totalmente e fazer do seu hobby ou da sua paixão sua principal atividade, separamos três motivos para não empreender, ou seja, se esse é o seu maior motivador para sair de um emprego fixo e ter seu negócio próprio, reflita!

 { imagem :: eva caroline * la pomme ... clique aqui para fazer o download da imagem}

1) São muitas tarefas no meu emprego, eu quero trabalhar com handmade, fazer só o que gosto!
O dia-a-dia de um negócio próprio que começou geralmente conta com ume equipe pequena ou só com você! Por isso, você começa a acumular todas as funções de uma empresa sozinha (atendimento, produção, criação, contabilidade, servir os lanches, fazer trabalho de banco, ter idéias novas e muito mais) então você só vai voltar a trabalhar somente com o que gosta tempos depois, quando tiver uma equipe com pessoas desempenhando todas as tarefas, ou seja, disposição para fazer tudo e mais um pouco tem que ter de sobra!

2) Minha prioridade é o horário... hora certinha pra entrar e sair não é comigo!
Depois de acumular todas as tarefas acima, você não terá mais hora para entrar e sair, você não sairá nunca do trabalho! Rs! Acontece isso porque, quando assumimos o nosso próprio negócio, está nas nossas mãos toda a responsabilidade de cuidar dele e fazê-lo dar certo! Então, até em sonho e até durante o banho você estará ligada no "expediente" tendo idéias e bolando coisas novas! Fim aos horários rígidos e o início do expediente 24 horas.

3) Detesto receber ordens, o chefe me dizendo o que fazer o tempo todo é muito chato.
Empreender é ter um monte de chefes, são os seus clientes! Então você descobrirá um mundo aonde são muitas as pessoas determinando os rumos do seu trabalho e te dando feedbakcs.. ora serão as pessoas mais bacanas do mundo e será uma troca incrível... ora serão problemas para se enfrentar e sapos para engolir, iguaizinhos os que você recebe ou já recebeu do seu chefe em um emprego fixo! Então essa troca é a de um chefe por muitos chefes.

Acreditamos que a resposta certa para a pergunta "qual é o meu motivo principal para empreender é" paixão absoluta e incondicional pelo seu negócio ou produto! Paixão mesmo, daquelas intensas que fazem você chorar de alegria, dar pulos com as realizações, ficar sem dormir por uma preocupação, aprender muito e todo dia com seus clientes... gente, é um turbilhão de emoções com direito à brigas, desentendimentos e fazer as pazes! Depois vira amor, realização, satisfação... você está pronto pra se apaixonar?

VAMOS CONVERSAR?
Conte pra nós o motivo que te levou à empreender... foi um desses acima e depois você entrou de cabeça ou foi paixão mesmo pelo seu produto? E esse sonho, está se realizando?