................ ................ ................ ................

{ divulgar } é preciso!

Por Melina Pettendorfer

Você já cuidou do ambiente de trabalho, já chamou o marido pra ser sócio e já trabalhou e refletiu sobre a sua identidade visual... chegou a hora do mundo conhecer seu trabalho, mas como?

JÁ ESCUTAMOS
É muito fácil divulgar, eu entrei no twitter e mando os links para o meu blog, simples assim!

O QUE PENSAMOS
Como bem disse a Cissa, no Bazar Tanlup, durante o Workshop aqui do Assim, Sim!, foi-se o tempo que a regra de ouro das empresas era apenas "o cliente tem sempre razão" e a divulgação era feita para todo mundo, da mesma forma. Hoje em dia, as empresas estão, mais do que nunca, interessadas em relacionamento! Isso significa uma via de mão dupla, um diálogo... vamos combinar que um monólogo aonde você fala sozinha sem parar é bem mais fácil do que manter um relacionamento, né? É sim, por isso que a dedicação é imensa para entrar no coração e na mente dos seus clientes e fidelizá-los. Nós estamos com uma grande vantagem, já trabalhamos com o coração! Então o primeiro passo para entrar no coração dos seus clientes é conhecê-los, né? Vamos divulgar?


Dicas para sua empresa aparecer:

1) Esteja nas redes sociais
Essa dica é batida, mas tem muita gente que está nas redes socias como facebook, twitter, orkut e etc. sem produzir um conteúdo relevante e consistente sobre sua marca, seus produtos e serviços. A idéia não é twittar para 50 arrobinhas diferentes o mesmo texto que convida para uma promoção em seu blog... para estar ali e ser ouvido é preciso publicar conteúdo bacana sobre as suas áreas de interesse e ligadas ao seu negócio. Dedicação: está aí essa palavrinha de novo, né? :)

2) Dialogue com as pessoas
Você entrou nas redes e está publicando conteúdo relevante e bacana sobre a sua área... ok, mas se você não conversar com as pessoas acaba falando sozinho... aproveite as mídias sociais e se jogue... fale com quem você admira, publique conteúdo de pessoas legais, tire dúvidas dos seus seguidores! Quem sabe você não acaba conhecendo alguém bacana, que faz um post sobre você? Oba, mais alguém para te ajudar na divulgação!

3) Construa um relacionamento... ou não!
Você já conseguiu aparecer e cativou clientes... é hora de você investir nesse relacionamento: postou algo sobre o trabalho com esse cliente no blog? Avise para ele via e-mail! Anotou o dia do aniversário dele? Vá além de um e-mail padrão de parabéns, mande um postal escrito à mão! Agora, esse cliente não foi compreensivo diante de um problema, não teve paciência em alguma situação e se mostrou grosseiro e até rude com você? Sim, nós estamos falando de relacionamento e essa é uma via de mão dulpa! Já ouviu falar em "demitir o cliente"... pois é, lemos sobre o assunto no Empreendemia e o conceito é muito interessante! Alguém está sendo injusto e pouco razoável com a sua empresa se fazendo valer desse relacionamento próximo e bacana que você estabeleceu? Então reconsidere a possibilidade de trabalhar com esse cliente de novo! Todas as partes envolvidas devem estar felizes e realizadas com essa troca e com esse relacionamento!

4) Clientes também divulgam
Quer sentir um termômetro de que seu relacionamento com o cliente está bacana? Você começará a receber clientes por indicação! Isso aí, ter um bom relacionamento também é divulgar porque você cativa pessoas para divulgarem por você! Além do cliente por si só voltar e fazer novos trabalhos, ele não vai resistir a te indicar para parentes e amigos! Ponto para você!

5) Pense no mundo real
Conhecer as pessoas pessoalmente faz muita diferença! Então procure saber sobre eventos, bazares ou invente você mesmo um encontrinho com essas pessoas que você já conheceu e se relacionou via twitter, por exemplo! Além de ser gostoso demais conversar pessoalmente (não é, Cissa?) você acaba construindo o tão falado networking... e do jeito mais bacana e que a gente adora fazer: com o coração!

Cissa - Cupcake Hortelã, Melina - Carinhas, Nanda - Nanda Teixeira, Natália - Natzfirefly

VAMOS CONVERSAR?
E você? Como tem trabalhado na divulgação do seu produto? Qual é a forma de divulgação que tem sido mais significativa?