................ ................ ................ ................

{ fotografia } luz dura x luz difusa

Por Eva Caroline
la pomme }

Pensaram no que as fotografia dos seus produtos vão comunicar? Agora precisamos começar a colocar em prática e fototografar os produtos. O ideal seria poder contar com um profissional para esta tarefa. Depois de conversar e explicar o que você pretende, deixar que ele execute. Mas sabemos que nem sempre contratar um bom fotógrafo é viável. Então se teremos que produzir nossas fotos, teremos também que nos dedicar, pesquisar e aprender um pouco de fotografia (e não achar que a compra de uma máquina “massa” irá resolver – falaremos sobre isso em outro momento).

O elemento chave para fotografia é a luz, antes de qualquer outro elemento! Se você não observar como cada tipo de luz influência suas fotos e seus produtos, não terá nunca uma boa fotografia. E esse é o ponto de onde devemos partir. Observe que tipo de luz e qual a direção dela deixa seu produto melhor representado.


Normalmente os melhores resultados são quando as fotos são feitas em locais claros e com uma luz suave e difusa (como a luz na sombra), por isso evite a luz dura (como a luz do sol direta).

. Não utilize o flash da máquina! Ele irá estourar a luz em algum ponto da foto, criará reflexos desagradáveis, deixará as bordas e fundo da foto escurecidos, criará sombras duras e indesejáveis, planificará sua foto deixando-a sem volume e textura.

. Aproveite a luz natural que é uma fonte de luz muito bonita, traz bons resultados e está diponível pra todos. Para isso, observe qual hora do dia a luz deixa seu produto mais bonito, faça fotos em horários diferentes e compare os resultados.

. Evite também a luz frontal. A luz lateral dará volume à sua foto e ressaltará texturas.

. A luz de uma janela é uma solução viável e eficaz. Posicione o produto de forma que a luz chegue até ele lateralmente (como dito acima).

. Se você achar que um lado do produto ficou muito mais iluminado que o outro, ou quer atenuar alguma sombra, utilize algo para rebater a luz (rebatedor). O rebatedor deve ser sempre branco. Uma folha de isopor é perfeita.


Porém cada produto tem suas particularidades e nem sempre essa é a melhor solução, apesar de se encaixar na maioria dos casos, por isso é importante observar e testar varios tipos e direções de luz. Pesquise na internet (particularmente gosto do http://www.dicasdefotografia.com.br), converse um pouco com pessoas que têm fotos que você gosta. Existem livros muito legais e didáticos, dê um pulinho até a livraria e faça testes, exercite!

Teremos uma sequência nas dicas de como fotografar os produtos, conversaremos ainda sobre “cenário ideial” e edição.

Agora a gente quer saber como você faz as suas, quais as soluções que encontraram pra iluminar suas fotos e quais as dificuldades.