................ ................ ................ ................

meia noite em paris e as { desculpas } que nos amarram

Por Cissa Chiarini


No último final de semana fui assistir Meia Noite em Paris... assim como Gil, o personagem de Owen Wilson, sou encantada pela Paris da década de 20! O filme é uma mistura de romance e comédia bem levinhos, bem despretenciosos... e o figurino da atriz Marion Cotillard está apaixonante... vale a pena assistir... é um bom passatempo a la Woody Allen! E a mensagem do filme, sobre a eterna insatisfação das pessoas com o presente, me inspirou a falar sobre essa atitude (adaptada... rs!) na hora de empreender!

As vezes recebo e-mails cheios de lamentações e desculpas como empecilho para as pessoas irem atrás dos seus sonhos: falta tempo, falta dinheiro, falta apoio, falta oportunidade, falta sorte, falta experiência! No fim, sempre a pergunta: o que eu faço?! 

"-PARE DE RECLAMAR E FOCAR NOS PROBLEMAS."
Quem me conhece sabe que eu adoro repetir essa frase e muitas vezes (muitas!) para mim mesma! Não percebemos e deixamos o reclamar se tornar um hábito... péssimo e totalmente improdutivo! Ainda mais para um empreendor, que precisa ter soluções criativas para os seus problemas! Então comece a converter esse tempo de lamentações em tempo de procurar soluções!

Se você não tem tempo, seu negócio vai acontecer mais lentamente, sim! Você vai desistir ou usar o que tem a seu favor?! Você vai precisar ser MUITO organizada e tirar o melhor proveito das poucas horas que tem para dedicar ao seu negócio. Vai precisar fazer muitas escolhas e abdicar de muitas coisas... e isso só vai mostrar o quanto você está focada em fazer as coisas acontecerem.

Se você não tem dinheiro, vai precisar de ainda mais dedicação! Você vai desistir ou usar o que tem a seu favor?! A Internet está aí e tem muita (muita!) informação de qualidade e gratuita... é preciso estudar, ler muito, tentar, tentar de novo, estudar mais um pouco e se dedicar muito nesse processo!

Se você não tem apoio, vai precisar acreditar mais em você!  Se você não tem sorte, vai precisar ficar mais preparada e atenta às oportunidades. Se você não tem experiência, vai precisar aprender com os seus erros e dos outros. Se você não tem calma, vai precisar respirar bem fundo.

Que tal você também mudar o discurso do "ah, se eu..."?!

O Cupcake Hortelã só surgiu quando mudei esse discurso! Pensava muito no "ah, se..." e inventava muitas desculpas... acabava perdendo tempo e oportunidades! Quando comecei a focar no que tinha e no que podia fazer com isso, as coisas começaram a acontecer... mas já aviso: não é fácil, por isso é preciso estar totalmente envolvida com suas metas e seu sonho!

Conhece a história da Pollyanna? É uma história infantil, mas talvez exercitar um pouco o Jogo do Contente seja um bom começo!


*****

VAMOS FAZER UM POST COLETIVO?
Hoje cedo propus um post coletivo aqui no Assim,Sim! com a opinião de vocês sobre focar em oferecer produtos para pronta-entrega ou em encomendas personalizadas, sugestão dada pela Sara, do Tubittas! Vai ser muito legal você compartilhar sua experiência de como faz para lidar com essa questão e quais os pontos positivos e negativos de cada uma na sua opinião... um tema tão importante e tão real para quem empreende com o coração! É só enviar um e-mail para assimsim.hb@gmail.com até domingo, dia 03/07, combinado?

Em tempo: A ideia não é cada uma fazer um post sobre o assunto e sim mandar os depoimentos para que a gente possa usá-los para ilustrar o post, combinado?!