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qual o melhor fundo para { fotografia } do meu produto?

Por Eva Caroline
la pomme }

Agora é a hora de escolher o “cenário” das fotos!

Se vamos mostrar nossos produtos é preciso que o foco esteja nele, preparar o melhor “cenário” ou melhor “fundo” é básico. Nada de fotografar o produto com toda a bagunça de ateliê aparecendo ao fundo.

Precisamos produzir nossas fotos com cuidado, carinho, atenção e provavelmente precisaremos produzir dois tipos de fotografia (ou mais dependendo dos tipos de utililização):

. Aquela que vai vender o conceito da sua marca e terá um carater editorial (apesar de não ser).
. Aquela que estará na vitrine da loja virtual e será “responsável” pela exposição e venda direta do produto.

{ fotografia :: eva caroline }

No primeiro caso o objetivo é divulgação, são as mais adequadas para utilização em blog e redes sociais, material impresso, envio para imprensa e anúncios. Ela deve ser “sedutora”, aguçar os sentidos de quem a vê, pode ser mais lúdica e subjetiva ou mais literal e objetiva, mais trabalhada e cheia de detalhes ou mais limpa e minimalista. O importante é que criatividade seja explorada, sempre prestar atenção para que o entorno harmonize com o produto e mantenha o conceito da sua marca. Se sua marca tem um conceito ecológico, os materiais e cores utilizadas devem sugerir isso e não condiz por exemplo utilizar materiais plásticos e descartáveis na sua produção e “cenário”. O resultado deve ser uma imagem que envolva o cliente sensorialmente.

Já a fotografia que estará na vitrine da sua loja tem que ser bonita e atrativa, mas deve ser direta, objetiva! Ela terá função de expor os produtos, mostrar ao cliente os produtos disponíveis em sua loja. Nesse caso o entorno deve ser descartado, se houver detalhes, eles devem ter um porque de estar alí e deve ser analisado se eles precisam mesmo estar ali. O fundo deve ser sempre branco, se for usar outra cor, use sempre a mesma e escolha uma que destaque produto ao invés de desviar a atenção do produto e “roubar” a cena. A menos que tenha um forte propósito evite fundos estampados. Essa fotos devem ter um visual bem “clean”. E porquê?

Posso abrir um parêntese?

"Quando o cliente acessa uma loja virtual, precisa buscar a informação, não há um vendedor conduzindo, auxilianado, explicando. O layout da loja é quem conduzirá o cliente e por isso é importante que ela tenha um bom design para otimizar e facilitar a navegação do usuário. Uma página com visual caótico causa desconforto ao visitante, desvia a atenção e leva seu cliente pra fora da sua loja em segundos."

Fechando o parêntese e voltando à fotografia.

As fotos que estarão na vitrine da loja integram o design e precisam acompanhar essa ideia de organização, objetividade. Imagine a vitrine de uma loja com 10 produtos, cada uma com uma cor de fundo, ou com estampas que se mesclam ao produto. Dificilmente o resultado será uma experiência visual agradável. Talvez, cada foto individualmente, visualizada num tamanho maior esteja bonita e atrativa. Mas é fundamental o entendimento de que ela não será vista sozinha e grande, ela será uma miniatura em meio a tantas outras.

{ fotografia :: la pomme }

Por isso o meu conselho do fundo branco ou neutro, desse forma seus produtos tendem a se destacar ao invés de ser um emaranhado de imagens difíceis de decifrar. Facilitará a leitura do cliente e não o jogará para for a da sua loja.

Já quis ousar e usar fundos de cores vibrantes, pra deixar a página mais alegre e colorida e feliz. Ouvi uma crítica construtiva de que aquilo não era legal pra loja, mas eu inicialmente não quis mudar, não queria a impessoalidade e frieza do branco, mas resolvi aceitar a proposta de testar com branco e com colorido. Testei e percebi que eu tinha que abusar das cores dos meus produtos e não do fundo, escolher o produto mais chamativo para ser o de “capa” e fazê-lo saltar do fundo branco. Isso deixou o visual da loja muito mais intuitivo e direcionado.

Não esqueça também que depois que o cliente acessar a página do produto deverá ser disponibilizado fotos com outros angulos do produto, procure ter fotos de detalhe, da frente e do verso, do interior do produto.

Vamos fazer um exercício? Procurar várias lojas virtuais que você não conheça o trabalho e prestar atenção (com relação as fotos) o site em que os produtos chamam mais a sua atenção e o que não te disperta interesse.