................ ................ ................ ................

uma { pequena-grande-empresa }... esse é meu sonho! e o seu?

Por Cissa Chiarini

Quando criança uma das minhas brincadeiras preferidas era administrar a minha empresa imaginária, a Venturini Designers (nome tirado da novela Meu Bem, Meu Mal... ai, a idade!). Lembro de fazer da mesa da sala de jantar a minha mesa de trabalho, cheia de papéis, agendas canetas, blocos de recibo e uma pasta de couro da minha mãe, que compunha perfeitamente meu papel de empresária! A minha Venturini Designers era uma empresa de moda grandiosa, que ocupava um prédio de muitos andares e fabricava desde os tecidos até as peças de roupas e os eventos de lançamento!

 { crédito da imagem :: eva caroline }

O tempo passou, a ideia dessa grandiosidade para ser uma empresa de sucesso também... mas o sonho de empreender ficou, sempre incentivado pelos meus pais! Na faculdade, eles ganharam forma... para o TCC (trabalho de conclusão de curso), enquanto os outros alunos focaram em negócios já existentes, eu propus a criação de uma empresa nova baseada na sustentabilidade (conceito relativamente novo naquela época)! E dos professores que fizeram parte da minha banca, recebi um dos maiores incentivos para colocar minhas ideias em prática!

Foi também nessa época, que a capa de uma Pequenas Empresas Grandes Negócio definiu bem o que eu queria para o meu negócio: ser uma grande-pequena-empresa, nome título da matéria que mostrava empresas que apesar do crescente faturamento, optaram por continuarem pequenas para que seus valores fossem sempre praticados: proximidade e relacionamento com os clientes, personalização no atendimento, diferenciação através da criatividade, produção artesanal e muita qualidade.

Recentemente, numa série de reportagens da Record sobre empreendedorismo, descobri uma nova inspiração para o meu sonho: a Maria Brigadeiro, da Juliana Motter. O conceito de pequena-grande-empresa é o ingrediente para vender cerca de sete mil brigadeiros POR DIA, que custam em média R$ 3,00! Perguntada sobre os planos de crescimento, ela disse uma frase perfeita: "Está do tamanho do meu sonho"!

É esse o meu objetivo e da Helô para o Cupcake Hortelã! E você? Qual o objetivo para o seu negócio?!

Reportagem sobre a Maria Brigadeiro na série Virei Patrão, no Jornal da Record.

Entrevista com a Juliana Motter, sobre o sonho da Maria Brigadeiro, para a Jovem Pam. Vale a pena ser assistida e "re-assistida" várias vezes. É um exemplo de como fazer o que gosta faz realmente a diferença, além de mostrar como a criatividade é a chave para o sucesso!