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VOCÊ SABE COMO FUNCIONA O SEGURO DOS CORREIOS?

Por Esther Gasciarino
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Quando você manda um pacote fica apreensiva? Roendo as unhas de ansiedade? Não vê a hora de ver o produto lá nas mãos do cliente, são e salvo?

Você já parou para pensar que acidentes acontecem e seu pacote pode nem chegar ao destino? Existe uma infinidade de histórias e fatos reais como assaltos a caminhões dos Correios. Em algumas localidades os Correios não entregam nem o Sedex, que o destinatário tem que buscar na própria agência (você vê esta informação em alguns CEPs, na consulta online de preços e prazos).

E se o pacote não chegar? Quem fica com o prejuízo? Você, é claro! Então evite dores de cabeça desnecessárias e prejuízo, fazendo SEMPRE seguro do pacote que estiver enviando.

MAS O QUE É O SEGURO?
Caso haja extravio ou roubo do pacote durante o trajeto percorrido pelos Correios, o remetente pode (e deve!) solicitar uma indenização do valor postal pago + valor segurado. Os Correios cobram 1% do valor declarado pelo seguro. Vale super a pena dar esta garantia ao seu cliente.

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COMO CALCULO O VALOR DO SEGURO?
É super simples. Vou dar alguns exemplos:

"Vendi um produto por R$ 30,00."
Se você enviar por PAC ou Sedex, como o valor é menor do que o valor do seguro automático não precisa declarar o valor do objeto. O valor da indenização será de R$ 50,00 + valor da postagem. Se você enviar este produto por carta registrada, então o valor a pagar pelo seguro será de R$ 0,30 que você irá somar ao valor da postagem.

"Vendi um produto por R$ 120,00."

Se você enviar por PAC ou Sedex, como o valor é maior do que o valor do seguro automático você precisa declarar o valor do objeto. O valor da indenização será de R$ 120,00 + valor da postagem e pelo seguro você pagará 1% do que exceder os R$ 50,00 do seguro automático, ou seja, R$ 0,70. Se você enviar este produto por carta registrada, então o valor que você pagará pelo seguro será R$ 1,20, que você irá somar ao valor da postagem.

Viu? Não é tão caro assim e dá uma super segurança a quem compra e também a você que está vendendo!

MINHA ENCOMENDA EXTRAVIOU, O QUE EU FAÇO?
Você vai perceber que a encomenda extraviou acompanhando o rastreamento dela no site dos Correios. Se a encomenda atrasar, abra imediatamente uma manifestação no “Fale Conosco” dos Correios, informando no formulário todos os dados da postagem. Você também pode fazer isto através do 0800 725 0100. Você receberá um número de protocolo e comprovado o extravio você poderá solicitar a indenização em sua conta corrente. Este processo todo é demorado e requer muita perseverança. Os Correios indenizam o remetente, mas numa velocidade que eu diria que não é a que nós clientes esperamos.

E você, como faz? Tem alguma dica, “causo” ou experiência para compartilhar com a gente?