................ ................ ................ ................

aprender a { empreender }?!

Por Cissa Chiarini

{ crédito :: cissa chiarini }

“O que levaria o dono de uma empresa com faturamento anual de R$ 10 milhões a voltar à escola? Aprender a fazer mais dinheiro é uma resposta. Mas aprimorar suas habilidades como empreendedor, ganhar eficiência e tornar o seu negócio perene foi o que motivou Wellington Morgado, proprietário da Aguaboa, fornecedora de água para o mercado corporativo, a estudar novamente.” PEGN, Julho 2011, página 60.

Essa semana recebi um e-mail da Amanda, que pretende investir no seu handmade business, mas que acredita que a falta de conhecimento em administração e marketing possa ser um empecilho para o seu negócio dar certo! A dúvida dela combinou bem com a matéria de capa da revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios desse mês: “Empresário precisa estudar?”.

Eu acredito que sim! A Thiara escreveu aqui um post sobre os cursos gratuitos do Sebrae que são ótimos e direcionados a quem deseja empreender. Tem também a Endeavor, FGV, Fundação Dom Cabral... se você buscar na Internet por cursos Brasil ou cursos empreendedorismo vai encontrar inúmeras opções que poderão ajudar em uma necessidade específica ou abrangente, como os cursos de empreendedorismo. Há muitos cursos gratuitos e de qualidade onde você vai precisar investir nada mais do que seu tempo e determinação.

Uma pesquisa do Sebrae Nacional apontou que o principal motivo para o fechamento das micro e pequenas empresas no país é a falta de habilidade gerencial do empreendedor. Isso significa que você pode ser excelente em desenvolver um produto criativo, mas se não souber administrar sua empresa pode não alcançar bons resultados.

Não me esqueço do que o Roberto Justus disse em um dos episódios do Aprendiz: “O sucesso de um negócio depende de sorte e de saber aproveitar as oportunidades”. E como você vai saber aproveitá-las sem conhecimento para identificá-las? Uma vez conversei com um empresário que me disse não atender a imprensa, pois tomava muito seu tempo! Recusava dar entrevistas e fornecer informações enquanto não pudesse investir em um profissional que fizesse isso por ele! Ou seja, ele tinha a sorte de atrair a atenção da mídia, mas não sabia aproveitar a oportunidade, pois não conhecia as vantagens que teria com esse relacionamento.

Existe um mito muito forte de que empreendedor nasce empreendedor! Eu acredito que em alguns casos isso possa ser verdade, sim! Exemplos não faltam! Mas também acredito que determinação em aprender a se tornar um ótimo empreendedor também seja um excelente caminho. Então Amanda e outras leitoras e leitores que tenham esse receio: procurem investir para suprir o que falta e aprender o que for necessário para realizar o seu sonho... seja em cursos livres, em uma faculdade ou pós-graduação, em um bom livro, uma conversa com quem tenha experiência no assunto, em desenvolver alguma habilidade pessoal. Invista em você, invista em aprendizado! Os resultados vão aparecer!

  • No dia 31 de julho, domingo, às 7h30, o programa Pequenas Empresas & Grandes Negócios, da TV Globo, exibirá uma matéria sobre educação empreendedora. Reapresentação no mesmo dia, às 09h05, na GloboNews e no dia 1º de Agosto, às 16h30, no Canal Futura.