................ ................ ................ ................

criatividade e inovação

Por Thaís Lôbo
{ Dinoleta }

Numa troca de e-mails com a Cissa comentei que participaria de uma palestra com o tema Criatividade e Gestão de Negócios Criativos. A partir daí surgiu o convite para fazer a cobertura do evento para o Assim, Sim! Nem precisa comentar que eu adorei, né?!

Então vamos ao que interessa! A palestra foi ministrada por Danielly Neto que tem mestrado em Gestão de Inovação, Criatividade e Empreendedorismo, é especialista em Marketing Digital e atua no mercado como consultora de negócios criativos. O tempo foi curto e todos ficaram com um gostinho de quero mais e de aprofundar mais no assunto gestão. Tentei resumir aqui o que mais gostei e o que tem mais a ver com este espaço que amo tanto.

"Criatividade é ver o que todo mundo viu e pensar o que ninguém pensou." Einstein

Você se considera uma pessoa criativa? Como demonstra a sua criatividade no seu negócio?

Entre as várias definições apresentadas a que melhor resume para mim a criatividade é essa frase do Einstein. Você tem algum produto se encaixa nessa definição? O produto que usamos aqui para exemplificar é o nosso convite-barquinho de origami que você pode conferir na foto abaixo:


Criatividade é a capacidade de imaginar, de misturar ideias, de quebrar regras. Fundo do mar + convite + barquinho de origami = ideia criativa. O convite pronto = produto inovador.

A criatividade é pensar o novo. E a inovação é fazer o novo.

{ crédito :: dinoleta }

E agora eu lhe pergunto: você tem ideias criativas? Consegue colocá-las em prática? Considera o seu negócio inovador?

Algumas características de pessoas criativas para você tentar se encontrar: são humildes, mas tem orgulho do trabalho que faz; combinam brincadeiras com disciplina; são inteligentes e ingênuas; tendem a escapar de modelos, padrões de vida; tendem a quebrar regras; tem muita energia mas adoram ficar quietas e tem muita paixão pelo trabalho.

VAMOS EXERCITAR NOSSA CRIATIVIDADE?
Thing outside the box. Na tradução para o português essa expressão inglesa é algo como: Tente pensar diferente. Essa é uma das formas de estimular a criatividade. Tentando abrir sua mente para outros ângulos, não pensar de forma limitada, enxergar fora da caixa. Tente pensar assim, sim!

{ crédito :: ranch in the city }

Espero que esse post faça você refletir um pouquinho sobre o seu negócio (ou futuro negócio), lhe estimule a pensar de forma criativa e que consiga criar produtos inovadores. Boa sorte!