................ ................ ................ ................

diferencie-se já!

Por Melina Pettendorfer

Muita gente se pergunta: como ter meu negócio em destaque, ser reconhecido e fazer sucesso? Qual será o segredo daqueles negócios que crescem e aparecem? Nós te respondemos: é ter um diferencial!

JÁ ESCUTAMOS
Meu negócio tem muitos diferenciais: eu atendo bem, sou simpática, meu produto tem qualidade, eu sou honesta e pontual!

O QUE PENSAMOS
Muitas características são premissas básicas para o seu negócio existir: bom senso, honestidade, carisma, escrever e falar corretamente, tirar excelentes fotos dos seus produtos, ser pontual, responder e-mails com agilidade... tudo isso é sempre falado aqui no Assim, Sim! e são pontos fundamentais para implementar no seu negócio, mas nada disso vai adiantar se você não encontrar e transmitir algo novo aos seus clientes. Responda: o que faz dele diferente dos outros? Qual é o seu pulo do gato? Sua idéia? O que faz você e sua empresa merecerem destaque?

Ninguém falou que era fácil responder à essas perguntas porque é dificil mesmo é encontrar esse diferencial. Com tantos negócios dentro do mesmo segmento e com o padrão de qualidade cada vez mais alto em todos eles, como encontrar uma forma diferente de trabalhar?

 { coleção amélie . carinhas personalizadas }

Dica 1. SIGA SEU CORAÇÃO
É sempre importante dizer que, como empreendedores que trabalham com o coração, já estamos em vantagem... nossa intuição pode nos dizer muito sobre o caminho certo então deixe que ela fale mais alto e se jogue na hora de misturar materiais, formas de fazer, tecidos e combinações: encontre o seu jeito original e só seu, como a sua digital.

Para criar as Carinhas foram muitas peças neste quebra cabeça: meu interesse por pictogramas e imagens construídas com poucos elementos (tema da minha pesquisa de mestrado) + perceber nos meus trabalhos como designer o interesse por ilustração e os layouts mais voltados para o público feminino e com muita fofura eram os que eu sentia mais vontade de desenvolver + ter refletido muito em uma pós sobre gestão de negócios criativos + empreendedorismo dentro do coração doidinho pra pular pra fora + uma paixão antiga de conhecer pessoas, escutar suas histórias, saber sobre seu mundo + um pedido da minha cunhada para desenhar um retrato das duas pessoas recém chegadas ao mundo mais importantes pra mim: meus sobrinhos gêmeos + não curtir a caricatura estilo tradicional com exageros e traços carregados = Carinhas Personalizadas! Ufa! Quem falou que era fácil mesmo? Ninguém, né? :)

Dica 2. PESQUISE MUITO
Vale para começar seu negócio e vale como exercício sempre! Quando vamos começar uma coleção ou produto aqui nas Carinhas eu pesquiso muito para ver se encontro algo igual ou parecido. Se eu encontrar, azar o meu! Não vou dar continuidade ao projeto porque eu quero sempre me diferenciar e oferecer algo novo. Por exemplo: sou apaixonada pela Amélie Poulain e depois da décima vez que vi o filme senti uma vontade louca de fazer um desenho dela... antes de mais nada: tome Google para encontrar todo tipo de desenho que já foi feito dessa bonita. A grande maioria era com o fundo verde como a foto do cartaz do filme. Mas eu particularmente adoro a cor e textura da parede do quarto dela e amo muito a parte do filme sobre os pequenos prazeres da vida! Muita gente a retratou com a colher, mas deixaram o crème brûlée de fora. Some toda essa pequisa e mão na massa para a nossa versão da Amélie.

 { coleção amélie . carinhas personalizadas }

Dica 3. PRATIQUE MUITO
Às vezes a pesquisa vai resultar em muitas referências bacanas e sua cabeça vai fervilhar de idéias, mas, na prática, aquele resultado não vai ficar tão bacana... sabe o que falta nessa mistura? A prática! Pratique muito (nós recomendamos 8 horas de prática por dia, que tal?), encare esse desafio e você vai sentir naturalmente seu traço / jeito de costurar / estilo de encadernação / escreva aqui a área da sua empresa / se desenvolver a olhos nus e vai ficar cada vez mais fácil se diferenciar.

Dica 4. OS PIONEIROS SEMPRE SERÃO LEMBRADOS
Essa frase da Cissa, no workshop do Tanlup, não me deixa por um só dia! Ela define bem o que acontece quando alguém encontra um diferencial e começa a ser reconhecido e aparecer com isso: muitos outros seguem seus passos na mesma direção em busca do sucesso. Mas, na realidade, os pioneiros sempre serão lembrados e os seguidores estarão sempre pra trás... alguém realmente quer correr o risco de ser percebido como imitação?

Dica 5. NADA SE CRIA, TUDO SE COPIA?
Pode até ser que nada se crie, mas para tudo se dá seu toque pessoal e único, isso sim! O mercado de produtos handmade está ávido por coisas novas! Eu solto um alto "viva" sempre que descubro um novo ilustrador com estilo encantador ou alguém fazendo produtos de tecido com um toque diferente, acessórios para cabelo, cadernos com misturas inusitadas de estampas... ai, que mundo vasto de possibilidades esperando para serem criadas! Ainda resta alguma dúvida que vai acertar em cheio quem suar a camisa e fazer diferente?

Dica Final. TESTE CEGO
Pense nos seus produtos em um teste cego, como aqueles aonde o consumidor não vê a marca e tem que escolher seu favorito: será que mesmo sem o nome e a assinatura, as pessoas reconheceriam seu trabalho? Se sim, ponto para você, etapas cumpridas para entregar algo novo para um monte de gente e ser feliz com seu negócio handmade!

VAMOS CONVERSAR?
Você já refletiu sobre qual é o seu diferencial? Conta pra nós!