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você { cuida bem } dos seus clientes antigos?

Por Cissa Chiarini

Sempre ouvimos que empreendedores vão aprender muito com seus próprios erros e aquele que souber tirar proveito vai se destacar! Eu concordo muito, muito com isso... tanto para a vida pessoal quanto para a profissional. Mas também acredito que aprender com o erro (e acerto!) dos outros é uma grande vantagem! E não faltam exemplos para a gente ver, viver e aprender, porque também somos consumidores!

Um dos erros mais comuns das empresas é manter o foco apenas em conquistar e agradar novos clientes. Depois de conquistados esses clientes viram apenas mais um e a empresa não faz nada para mantê-lo. Já vivenciei isso como profissional (em uma das empresas que trabalhei), como consumidora (com o meu provedor de Internet) e como empreendedora (com um fornecedor do ateliê)!

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No primeiro caso, precisava brigar diariamente para que o Diretor da empresa olhasse com bons olhos para os clientes antigos e estendesse as vantagens também para eles (e olha que ele tinha me pagado um curso sobre como criar um relacionamento efetivo com os clientes!)! Como consumidora, levei um bom tempo para conseguir reduzir o valor da minha fatura, pois o pacote com mais vantagens e preço mais baixo era apenas para novos clientes (não faz sentido, faz?). E como empreendedora tive uma redução nas minhas vendas porque um fornecedor que tinha oferecido um serviço quando eu era nova cliente, parou de oferecê-lo, depois de pagarmos por quase um ano, para beneficiar outro novo cliente.

E como não repetir esses erros?! Você já parou para pensar que quem já comprou com você uma vez, que já confiou no seu trabalho, que valoriza o que você faz, está em vantagem?! Então, que tal desenvolver ações para mostrar que esses clientes são realmente especiais ao invés de focar só nos novos?

Com a falta de profissionalismo dos outros aprendemos a não cometer os mesmos erros aqui no Cupcake Hortelã. Nossas clientes tem um lugar especial e a cada nova compra que fazem esse espaço fica ainda mais importante. Ações são desenvolvidas especialmente para elas... afinal, é um relacionamento que está sendo construío. E relacionamentos sólidos são muito mais gostosos, não são?

Pense em ações criativas... não apenas em descontos e frete grátis! Pequenos gestos são muito importantes! Dê preferência, dê vantagens, dê atenção a esses clientes... e você vai adorar os resultados!

Agora é a sua vez! O que você faz