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série { já tenho um negócio! } : 2. mas onde encontro meus clientes?

Por Thiara Ney

 { créditos :: eva caroline, la pomme }

Já falamos sobre formalização e sobre como buscar bons fornecedores. Mas para vender, que é o objetivo principal de seu micro-pequenino negócio, é preciso encontrar e encantar seus clientes. Para isso você precisa ser percebido. Se tem portas abertas para a rua, uma loja física, você pode usar materiais gráficos e faixas para anunciar sua chegada aos possíveis clientes de seu bairro. E caso seu negócio seja só virtual, vale a mesma regra. Criar uma mensagem de inauguração e enviar para seus amigos, além divulgar a marca nas redes sociais, é um ótimo exemplo de como começar a existir.

Uma boa dica é procurar por sites e blogs que atinjam seu público-alvo, que tratam de assuntos relacionados ao seu negócio, para anunciar ou até mesmo fazer parcerias. Se você é fotógrafa de festa infantil, por exemplo, pode procurar empresas já fixadas nesse mercado, como cake designers e buffets, e divulgar seu serviço junto a eles.

Quando os clientes chegarem em sua micro-pequenino negócio, é importante que você consiga influenciar sua decisão de compra. Atendimento rápido e personalizado é o primeiro passo para conquistá-los. Responda todas as dúvidas, seja pessoalmente, por email ou telefone, de forma clara e personalizada. Mostre para esse cliente o quanto ele também é importante para você.

Segundo o Sebrae, "se um cliente entrar em sua empresa e sair sem comprar, significa que o sistema de venda que você montou não foi capaz de influenciar a decisão de compra deste cliente". Se isso se tornar comum é hora de rever suas estratégias e se perguntar:

- meu produto/serviço tem espaço no mercado que quero atuar?
- estou exibindo meu produto/serviço de forma adequada?
- meus preços são compatíveis com os praticados no mercado?
- estou atendendo meus clientes da melhor maneira?

Fique sempre atenta(o) a esses detalhes e foque seus primeiros esforços na conquista de clientes. Para isso, dois quesitos são sempre fundamentais: qualidade e prazo de entrega. Para ter a preferência dos clientes que apostaram em comprar pela primeira vez com você é preciso entregar a qualidade prometida de seu produto ou serviço e dentro da data combinada. Quanto mais qualificações positivas tiver, melhor avaliado você estará. Boas impressões geram indicações, e indicações geram novos clientes!

E você, tem alguma dica sobre como encontrar e encantar seus clientes? Conta pra gente!
No próximo post da série vamos falar sobre preços. Espero por vocês!