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5 dicas para você surpreender seus clientes e se destacar

Cissa Chiarini

 { conheça a galeria what's up buttercup }

Nesse final de semana fiz um dos meus passeios preferidos por aqui: Saraiva, Cultura, Fnac. Acho uma delícia e esqueço da vida no meio de tanta coisa interessante. Preciso meditar para não vir para casa carregada de livros e revistas. Não sei se foi coincidência, mas dessa vez a maioria dos livros de Administração e Marketing que estavam em destaque falavam sobre relacionamento com os clientes.

Realmente é um tema muito importante, que nunca vai ficar batido. Tudo que está relacionado ao seu negócio está também de alguma forma (direta ou indiretamente) relacionado à eles. Não é só na hora de um atendimento por telefone ou e-mail, durante uma compra ou quando ele faz uma reclamação que se deve agir pensando neles.

Por isso separei 5 dicas especiais para que seu pequenino negócio tenha total foco nos clientes, ganhe a simpatia e o engajamento deles e seja sempre um sucesso.

1. QUALIDADE DO PRODUTO
Se preocupar com a qualidade do produto/serviço que você oferece além de ser a base do seu negócio é mostrar que você tem cuidado e que eles são importantes. Ao receber um produto que supere as expectativas, seu cliente passa a ter uma motivação para voltar a comprar e indicar você aos amigos.

. Aqui vai entrar sua capacidade de negociar e encontrar bons fornecedores para que seu preço de custo seja competitivo. E também sua capacidade de pesquisar para encontrar uma matéria-prima diferente das que são usadas pelos seus concorrentes. Releia esse post sobre fornecedores e coloque as ideias em prática!

2. PREÇO X DIFERENCIAÇÃO X QUALIDADE
Oferecer um produto de qualidade a um preço acessível, frete grátis, embalagens criativas ou qualquer outra ação que o faça se diferenciar da concorrência é um desafio, mas também uma forma de mostrar que seu pequenino negócio está concentrado em oferecer uma experiência de compra agradável e inesquecível. O preço não pode ser justificado apenas pela qualidade do produto, ele precisa significar mais. O que vai fazer você se diferenciar é o que mais o seu preço vai proporcionar.

. Temos vários posts sobre esse assunto aqui no Assim, Sim! e com certeza muitos outros virão, pois é um tema realmente importante.

3. AJA DE FORMA PROFISSIONAL E CONFIÁVEL
Para que seu pequenino negócio se destaque, você precisa agir de forma responsável e profissional. Com as mídias sociais, as pessoas passaram a compartilhar suas experiências de compra. E se não for algo positivo isso não será nada bom para você, não é? Assuma as responsabilidades e seja confiável. Seus clientes precisam acreditar que o que foi prometido será entregue e que ele não terá nenhuma surpresa negativa. Isso é fundamental para deixá-los bem felizes e satisfeitos.

. Organização é fundamental. Tenha uma agenda e sempre anote seus compromissos para não haver atrasos e facilitar saber se você pode ou não assumir uma encomenda, por exemplo. Use a hora mais tranquila do seu dia para responder aos e-mails de seus clientes e revise o que escreveu antes de enviar. Confira aqui o que já falamos aqui sobre organização e produtividade.

4. SURPREENDA
Entregar o que promete não é mais que uma obrigação e não supera as expectativas de seus clientes. Apenas atende satisfatoriamente. Então que tal pensar em formas de surpreendê-lo e despertar uma necessidade urgente de compartilhar essa experiência com os amigos?

. Pense no que surpreenderia você ao receber uma compra. Peça ajuda aos seus amigos e pergunte o que os surpreenderia. Uma embalagem criativa? Um vale-desconto? Um brinde? Se você promete entregar suas encomendas em até 3 dias úteis, pode surpreender enviando a compra no mesmo dia em que foi feita. Ou se é um cliente especial pode enviar por Sedex, caso ele tenha pago pelo PAC. Use a criatividade!

5. SEJA SIMPÁTICO E ACESSÍVEL
Acredite ou não, sua personalidade tem grande influência na hora de ganhar ou perder uma venda. Seja simpático, seja agradável e tenha paciência com seus clientes. Isso ocupa uma boa parte do tempo, mas os resultados são visíveis.

. Lembra daquelas regrinhas de redação para escrever uma carta? Use-as para os e-mails. Não esqueça de cumprimentar, perguntar se está tudo bem e depois se despedir no final. Parece um detalhe sem importância, mas faz uma enorme diferença.

Agora é a sua vez! Compartilhe com a gente o que você acha mais importante como cliente e como procura expressar isso no seu negócio! Vamos conversar! A sua participação é muito importante para fazer do Assim, Sim! uma comunidade participativa...