................ ................ ................ ................

{ fotografia } direito de imagem

Por Eva Caroline
la pomme }

"Produzi material para um cliente, posso utilizar as imagens para divulgar meu trabalho e publicar na internet?"

Falamos de direito autoral, agora vamos falar de um assunto que envolve direito de imagem. Ninguém pode utilizar a imagem de alguém sem autorização a menos que este alguém esteja em um evento/local público, que a situação não seja deturpada e que não seja usada para fins lucrativos.

Você tem o direito de utilizar e divulgar fotografia e vídeo de todo e qualquer trabalho executado por você sem necessidade de autorização, contanto que não envolva imagem de pessoas.

. Se o seu cliente não quer o trabalho divulgado isso deve ser conversado antes.
. Se o seu trabalho envolve imagem das pessoas, como serviço de fotografia ou objetos personalizados com foto, é importante que esteja no seu contrato de prestação de serviço a informação de que você divulga on-line e a autorização de uso de imagem.

{ crédito :: eva caroline }

"Mas e se ainda assim o cliente solicitar remoção ou quiser me processar por uso de imagem? Ele pode?"

. Independente de contrato ou qualquer coisa acordada anteriormente se há uso de imagem e o cliente solicitou a remoção de mídias on-line, ele deve ter alguma questão pessoal para te pedir isso e vamos lembrar que querendo ou não é uma exposição. Eu acho delicado e gentil que seja removido.

. Se foi assinado um contrato onde o cliente autoriza a publicação das imagens ele não pode te processar pelo simples fato de você ter a autorização de uso de imagem. Mas o contrato tem que estar claro para não dar margem a interpretação.

Então no fim das contas além de um bom contrato, entra em jogo também a política da gentileza, da maleabilidade e do diálogo.

E você? Como você trabalha com essa questão de direitos de imagem no seu trabalho?