................ ................ ................ ................

{ fotografia } sobre autoria

Por Eva Caroline
la pomme }

Esse é um assunto bem chato de falar, porém importante e necessário. Direito autoral! Já virou prática comum a apropriação e uso de conteúdo disponível na Internet. Mas essa ação além de não ser ética é crime! Toda obra intelectual é protegida pela lei de direito autoral e não pode ser usada, reproduzida nem total nem parcialmente sem autorização do autor e sem crédito, seja qual for utilização.

Então vamos ficar atentos com nossas atitudes dos dois lados da moeda!

Vou focar especificamente em fotografia e Internet, mas vale pra vídeo, música, texto, layout de site/blog, ilustração e até produtos e também vale pra ações fora da Internet como catálogos, projeção, impressos.

{ créditos :: eva caroline }

UTILIZANDO IMAGENS DE TERCEIROS
1. Antes de qualquer coisa NUNCA use fotos, ilustrações, imagens, textos, vídeos de outra pessoa como sendo sua. Isso é crime! É apropriação de obra intelectual! É roubo!

2. Não utilize fotos com produtos de outros pra ilustrar os seus produtos, mesmo sob o pretexto de ser só ilustrativo porque a foto está mais bonita e o seu é igual/parecido/similar. Ou qualquer outro pretexto. Continua sendo crime, só que agora envolve o dono da obra e seus clienteS que estão sendo enganados.

Saindo da esfera legal, vamos pensar:
Dessa maneira você está fazendo o marketing inverso. Clientes não são bobos, sabem reconhecer fácil quando algo não tá de acordo, ainda mais com a Internet em que tudo está interligado, a chance dele já ter visto essa foto em outro lugar é grande!

Muito mais bacana e eficaz para seu negócio é investir em produzir suas próprias peças e fotografá-las. Dá um pouco mais de trabalho, mas agrega credibilidade e identidade à sua marca e produtos!

3. Se você vai utilizar imagens que não foram produzidas por você, aí vão algumas atitudes que eu julgo gentis:

. Peça sempre autorização antes de utilizar a imagem, mesmo que você coloque os créditos! Porque nem sempre o autor quer sua fotografia utilizada sem seu conhecimento ou autorização. Já pensou que de repente pra ele não é interessante ter essa imagem associada ao conteúdo do seu site/blog? Ou ele pode querer exclusividade sobre aquela imagem? Há um tanto de outros motivos, e só cabe a quem criou a decisão de permitir ou não a utilização daquela imagem.

. Sempre coloque os créditos, além de educado é lei!

. Ao dar os créditos o ideal é que o nome do autor esteja vinculado à imagem, e não em nomes como: imagens, fonte, crédito (com link para galeria/perfil do autor), afinal você está utilizando um trabalho feito por outro e nada mais justo que seu nome esteja associado à esse trabalho.

. Se possível link o autor!

Um detalhe que eu sempre fico me perguntando, sobre as imagens de origem estrangeira. Já ouvi pessoas falando: "Ah! Quando é de site estrangeiro eu uso sem pedir autorização." Eu continuo com a mesma opinião de que é gentil e legal (no sentido real da palavra) solicitar autorização. Se não tiver jeito, você não tiver como solicitar autorização, antes verifique se há no site algum alerta sobre utilização e reprodução. E, quando utilizá-las, além dos créditos, procure um jeitinho de dizer de onde veio aquela imagem, porque você está usando. Mas ainda assim eu não acho legal.

EU PRODUZO MINHAS IMAGENS! COMO PROTEGÊ-LAS?
Quem produz está sempre sujeito a ser “copiado”! E na Internet não há nenhum método 100% seguro. Existem formas de dificultar, mas com um print screen captura-se uma imagem em segundos.
Se ainda assim você deseja bloquear suas imagens procure um programador para te ajudar!

Existem outros cuidados:
. As imagens deve ser salvas no tamanho que serão visualizadas, nada de subir as imagens no tamanho original, dessa maneira elas podem ser manipuladas facilmente e reproduzida inclusive em impressos.

. Algumas pessoas colocam marca d’àgua ou carimbo. Se essa for uma opção para você na hora de definir sua marca d’água/carimbo procure fazer algo simplificado que não roube a atenção do produto e procure manter a identidade da sua marca. Nem sempre é necessário colocar o endereço do site, mas se for usar não coloque o “http://www.”

Eu particularmente decidi não usar marca d’água nem carimbo. Porque acredito que quem copia está léguas atrás de quem cria e nenhum trabalho com base em cópia vai pra frente. Então eu prefiro manter minhas fotos limpas, deixando o foco todo no produto. Mas essa é a minha visão e cada um deve analisar e definir como prefere veicular suas imagens.

. Se encontrar uma imagem sua sendo utilizada sem sua autorização entre em contato e solicite a remoção. Se encontrar um plágio ou alguém utilizando seu trabalho como sendo dela há dois passos: enviar uma notificação informal ou acionar judicialmente e processar.

E vocês? Como encaram o direito autoral e o uso de fotos na Internet?