................ ................ ................ ................

série { bazar sem medo } 6. dicas de bazares

Por Esther Gasciarino
ScrapStuff }

Já leu toda a série de dicas para participar de um bazar que o Assim, Sim! te deu aqui? Aqui em São Paulo (e imagino que em outras cidades do país também), logo na semana da primeira parcela do décimo-terceiro salário começam a pipocar bazares por todo canto da cidade.

{ stand da galeria botânica sabão no bazar garden shop, no morumbi }

Os bazares costumam acontecer em ONGs, clubes, escolas e condomínios e normalmente você não precisa ser sócio do clube, aluno ou mãe/pai de aluno ou morador do condomínio para participar. Em geral a pré-seleção dos candidatos acontece no começo de outubro e funciona mais ou menos assim: os organizadores do bazar definem um horário e todos os interessados comparecem levando algumas peças que serão examinadas na hora por uma banca organizadora. Se o seu negócio for aceito para participar do bazar, você faz o pagamento, escolhe no mapa o local do seu stand e corre pro seu ateliê para começar os preparativos.

BAZAR EM CLUBES
Costumam acontecer durante todo um final de semana (sábado e domingo).

Prós: nos finais de semana os clubes ficam lotados.
Contras: se chover o movimento cai muito.

Dicas: avalie qual o final de semana que acontecerá o bazar e veja se você tem outro bazar mais interessante (com movimento garantido) para participar; sócios costumam ter algum desconto para participar do bazar.

BAZAR EM ESCOLAS
Costumam acontecer em 1 ou 2 dias seguidos, durante a semana.

Prós: são as mães (sem os maridos!) e os próprios alunos que vão ao bazar com vontade de consumir. A maioria busca presentinhos para amigo secreto, professoras, mas dependemdo do público, artesanato é muito bem-vindo para enviar para o exterior (em escolas com expatriados eles gostam de levar nas viagens de final de ano artesanato do Brasil).
Contras: o movimento é maior na hora da saída, durante o período de aulas é tranquilo (até) demais.

Dicas: tenha alguns produtos bem baratos e com apelo infantil e para jovens; tenha produtos da moda; pense no ganho por volume para um público que vem comprar com o dinheiro do lanche ou da mesada.

BAZAR EM CONDOMÍNIOS
Por condomínios estamos falando de condomínios com vários prédios ou várias casas no mesmo espaço. Não têm um dia certo para acontecer (finais de semana ou durante a semana), depende muito da administradora.

Prós: pessoas que desejam comprar presentes sem ter que sair de casa, a taxa de participação costuma ser baixa.
Contras: dos bazares mostrados aqui, são os de menor movimento.

Dica: avalie a quantidade de moradores e o dia do bazar; prefira os que acontecem nos finais de semana ou à noite, quando a quantidade de moradores presentes é maior.

{ stand da galeria botânica sabão no bazar garden shop, no morumbi }

DICAS PARA TODOS OS BAZARES

. Se você ficar sozinho(a) no stand, tenha em mente que os produtos ficarão expostos o tempo inteiro em cima de uma mesa. Leve alguém junto ou peça para alguém vir 1 horinha por dia ficar com você para poder se alimentar, ir ao banheiro, etc.

. Acomode os produtos em mala de viagem com chave. Assim você monta e desmonta o stand facilmente e dependendo da política organizadora, poderá deixar as malas no local sob supervisão da segurança, sem precisar carregar o que não vendeu de um dia para outro.

. A maioria dos bazares permite que os expositores tragam convidados. Informe-se no dia da inscrição se é necessário apresentar algum tipo de convite.

. Leve um dinheiro extra para eventualmente pagar uma segurança particular caso você opte por deixar os produtos expostos em cima da mesa.

. Chegue cedo no dia da inscrição. Os primeiros a chegar sempre ficam nas melhores posições.

. Escolha posições onde as pessoas são obrigadas a passar por algum motivo (entrada, caminho do restaurante, etc). São as posições que dão maior visibilidade para seu stand.

. Verifique com os organizadores a questão das tomadas elétricas, pois você pode precisar para, por exemplo, carregar a maquininha de cartão de crédito que você habilitou no smartphone (veja aqui como fazer).

DICAS DE ALGUNS BAZARES QUE ACONTECEM EM SÃO PAULO
. Clube Pinheiros, Pinheiros
. Clube Paineiras do Morumbi, Morumbi
. Clube Helvetia, Indianópolis
. Ypê Clube, Ibirapuera
. Tênis Clube Paulista, Aclimação
. Chapel School, Chácara Flora
. Condomínio Portal da Cidade, Morumbi

Agora que tal fazermos deste post um post colaborativo? Sabe onde acontece um bazar? Como faz para se inscrever? Deixe nos comentários deste post sua dica, de preferência com contato, no formato que publicamos aí em cima: nome, local, site, telefone.

Você já participou de um bazar assim? Compartilha conosco como foi!