................ ................ ................ ................

dê um alô para o seu cliente

Por Esther Gasciarino
ScrapStuff }

 { conheça o trabalho de hine mizushima }

Quem tem um pequeno negócio já deve ter notado que alguns clientes têm necessidade de confimar que você existe. Por mais que eles pesquisem no Google, na Secretaria da Fazenda (se você tiver CNPJ) ou em artigos de jornais e de revistas que você ou seus produtos apareceram, é aquele “alô” por telefone que vai fazer o seu cliente decidir por comprar (ou não) na sua loja.

A maioria dos empreendedores que têm um pequeno negócio trabalha em casa. E é aí que fica complicado dividir o telefone da família com o telefone do trabalho. Oferecer um número de telefone de celular como contato não inspira confiança para o cliente. Uma alternativa bacana para quem tem um negócio, precisa de um número fixo sem precisar gastar muito e sem perder a privacidade é o uso da telefonia IP, que nada mais é do que usar a internet como telefone (desde que você tenha uma conexão de banda larga de boa velocidade).

Existem vários serviços de telefonia IP disponíveis no Brasil e já tive oportunidade de testar alguns deles. Algumas operadoras oferecem um número online que é um número de telefone fixo que você aluga por um período determinado (e normalmente pode cancelar assim que precisar). De posse deste número, qualquer pessoa de telefone fixo ou celular vai poder ligar para a sua empresa. E você vai poder atender de onde estiver, mesmo se não estiver com o micro ligado.

Para isso, algumas operadoras oferecem aplicativos (gratuitos) específicos para smarthphones e também aparelhos de telefone que você liga diretamente no roteador de internet para atender as ligações sem precisar ligar o computador. Quando você não puder atender, as chamadas são encaminhadas para uma caixa postal, que geralmente você pode acessar gratuitamente. É possível também encaminhar as chamadas para outro número de telefone à sua escolha.

Uma das facilidades que mais gosto é o identificador de chamadas para você saber quem está ligando. Outra grande vantagem que visualizo é você poder escolher a cidade do número online. Por exemplo, você tem um negócio no interior de São Paulo mas a grande maioria dos seus clientes são da capital. Você pode escolher um número da capital e assim seus clientes irão economizar nas chamadas. Finalizado o horário de expediente, você desliga o telefone online, as chamadas passam a ser atendidas pela caixa postal e sua privacidade está garantida.

Se você se interessou pelo serviço, aconselho pesquisar bastante antes de escolher o serviço, pois as tarifas e os planos variam muito entre operadoras de telefonia IP. Mesmo assim, em geral os planos são bem mais compensadores do que manter uma linha de telefone fixo convencional. Ah! Faltou dizer que algumas operadoras até oferecem um período gratuito para teste.

E você? Como está dando “alô” para seus clientes? Conta prá nós!