................ ................ ................ ................

exercitando o { foco }

Por Melina Pettendorfer

Tempo pra nada, o dia passa voando, mil projetos em mente e parece que nada rende? Já está na hora de organizar seu negócio e sua vida para andar sempre pra frente… tem uma palavrinha pequena que significa muito e pode te ajudar: foco!

JÁ ESCUTAMOS
Simplesmente não dá! Eu trabalho o dia todo e não consigo fazer nem metade das coisas que eu quero! Preciso de um clone!

 { crédito :: mrs. french }

O QUE PENSAMOS
Implementar projetos, criar eventos e fazer acontecer parcerias, lançamentos… como encaixar tudo isso na rotina de vendas, produção, propaganda, divulgação que já fazem parte do nosso dia-a-dia? Só temos 24 horas por dia e é natural do empreendedor fazer tudo ao mesmo tempo agora!

Sabia que muitas das coisas com as quais você investe seu tempo são desnecessárias? É isso mesmo, todo seu tempo está disponível para você investir e, sem notar, acabamos apontando para todos os lados e perdendo o foco! Que tal focar no que realmente interessa?

Ok, vamos te ajudar a riscar da sua agenda algumas atividades que não são um investimento inteligente do seu tempo! Afinal, o primeiro passo para se sentir produtivo e focado é riscar itens da agenda, não é?

DE OLHO NA CONCORRÊNCIA
Você vem notando outros blogs, sites e "empresas" surgirem com uma proposta parecida com a do seu negócio ou então que se inspiraram fortemente na abordagem que você escolheu. Sabe porque isso aconteceu? Porque sua ideia, sua proposta e seu conteúdo são interessantes, cativantes e bacanas. A consequência natural disso é surgir concorrência para todo o lado: tanto as saudáveis e ricas para o mercado quanto as desleais.

Muito cuidado para não se perder nesse mar de informação e perder o foco! Avalie rapidamente algum caso que chamou a atenção de algum parceiro ou cliente e pise no acelerador… a boa notícia é que você já está muito na frente dos que vieram depois de você e se perder seu foco pode ir pro caminho errado.

DICA: Troque dez minutos de visitas em sites similares para olhar por dez minutos sites criativos, bacanas e que você admira! Essa é a concorrência que merece a sua atenção e cuidado para se diferenciar.

ATENÇÃO PARA QUEM NÃO TE DÁ ATENÇÃO
Você quer muito fechar aquela parceria ou anunciar naquele blog bacana… mas essas pessoas simplesmente não te respondem ou não estão estabelecendo a conexão que você gostaria. Dê um tempo nas suas abordagens e visitas e foque no seu produto ou serviço. É comum receber interesse ou não de futuros parceiros mas isso não deve virar algo mais importante do que as suas tarefas essenciais. Não recebeu a atenção que queria? Riscado na agenda! ;)

DICA: Dê um tempo nas visitas de sites e blogs que não estão te correspondendo como você gostaria. Invista esse tempo em conhecer novas possibilidades!

UM PROJETO DE CADA VEZ
Os empreendedores são sonhadores natos! Por isso temos muitos projetos, idéias e lançamentos em mente o tempo todo. Se você deixar as ideias te contagiarem, vai passar o dia todo rabiscando, pensando e até fazendo projetos novos deixando de lado o seu pequeno negócio! Pintou uma ideia? Eleja um caderninho especial para ideias novas e escreva rapidamente só para você mesma entender depois. Dormir e acordar depois da ideia é importante para ver se aquela viagem te levará a algum lugar mesmo ou se vai ficar só no caderninho por enquanto!

DICA: Só faça um lançamento depois de implementar outro, não deixe acumular.

CLIENTES EM PRIMEIRO LUGAR
Dedique as primeiras horas do seu dia aos seus clientes. Eles são o coração que faz sua empresa pulsar e estão cheios de expectativas sobre seu negócio esperando uma resposta sua! Dedique-se a eles 100% das suas primeiras quatro ou cinco horas de trabalho e você vai sentir a diferença logo nas primeiras semanas… tudo vai fluir com o foco no devido lugar!

DICA: Essas podem ser horas bem cedo no dia, antes mesmo de amanhecer! Sem as distrações do twitter, telefone e outras você vai se concentrar em atender seus clientes e essa tarefa será riscada com muito mais eficiência da sua agenda!

VAMOS CONVERSAR?
Você também sente que o trabalho não rende, ou já vem trabalhando com foco tem tempo? O que isso mudou no seu negócio? Você usa um caderninho de ideias?