................ ................ ................ ................

{ sutaco } mais uma opção para artesãos do estado de São Paulo que desejam formalizar seu negócio

Por Esther Gasciarino
ScrapStuff }

{ crédito :: 1001 feltros }

Se você mora no estado de São Paulo, está inseguro(a) e ainda está em dúvida se vale a pena se formalizar como MEI como já falamos aqui, uma excelente alternativa é o cadastro na Sutaco - Superintendência do Trabalho Artesanal nas Comunidades.

A Sutaco é uma autarquia vinculada à Secretaria do Emprego e Relações de Trabalho do Governo do Estado de São Paulo e existe para ajudar artesãos que trabalham na informalidade a comercializar legalmente seus produtos.

Funciona mais ou menos assim:

1. Você entra em contato com a Sutaco e marca uma entrevista de avaliação.
2. Nesta entrevista você vai levar para uma comissão avaliadora amostras dos artesanatos que produz e terá que fazer na frente desta comissão uma peça. A idéia aqui me parece que é mostrar que você mesmo produz as peças e não comercializa peças de terceiros.
3. Se você for aprovado(a), a Sutaco emitirá sua carteira de artesão, que de tempos em tempos precisa ser renovada.
4. Com a carteira da Sutaco, você pode vender seus produtos com nota fiscal (emitida pela Sutaco), pagando apenas os custos dos impostos relativos à emissão da nota fiscal. Você não precisa abrir empresa, não precisa de contador, nem nada. Para obter este benefício um dos pré-requisitos é que você não seja sócio ou proprietário de empresa.

O valor cobrado pelas notas fiscais é o seguinte (retirado do site da Sutaco em Novembro, 2011):

. 5% do valor total da nota fiscal nas operações de venda e exportação;

. 4% nas operações onde ocorrer venda após consignação;

. 3% nas operações de exposição e amostra;

. 1% nas operações de consignação, doação e brindes;

. 0% nas operações que exigem retorno de produtos ou devolução.

Para os credenciados também há orientação para obtenção de microcrédito, exportação, orientação jurídica, calendário de feiras e eventos, etc.

A Sutaco permite o cadastramento para qualquer tipo de artesanato? Não. Existem restrições, que você pode consultar aqui.

O que eu preciso levar para me cadastrar? Documentos e peças que você produz. Veja aqui a lista completa.

Como faço para marcar uma avaliação? Entre em contato com a Sutaco. No site www.sutaco.com.br você obtém os telefones de contato e verifica as cidades conveniadas. Mas lembre-se: a Sutaco existe só no estado de São Paulo.

Há muito tempo atrás fui credenciada na Sutaco. Este artigo é baseado em minha experiência pessoal como credenciada e as informações deste artigo foram todas retiradas do site www.sutaco.com.br onde você pode obter muito mais informações e tirar dúvidas sobre este excelente serviço.

Se você é credenciado(a) na Sutaco, que tal compartilhar conosco quais suas experiências, prós e contras do credenciamento?