................ ................ ................ ................

cuidado! estão querendo dar um golpe no seu negócio!

Por Esther Gasciarino
ScrapStuff }

 { crédito da imagem :: correio do estado }

No artigo de hoje vou falar sobre dois golpes que as pessoas que têm CNPJ ou têm seu negócio na Internet recebem com alguma freqüência.

Vamos começar por este último. Se você tem um site, provavelmente já recebeu pelo Correio um boleto para pagamento da hospedagem ou da manutenção do seu site. Estes boletos freqüentemente vêm em nome do responsável pelo site, possuem todos os dados que você inseriu no Registro.Br (entidade brasileira que faz o registro de todos os sites da internet no país) e vêm com a logomarca de algum banco conhecido.

Muita gente acaba pagando estes boletos inocentemente, achando que é mais alguma cobrança devida pelo registro do domínio. Quando você tem um website registrado no Brasil, você irá ter duas despesas: a despesa anual do Registro.Br (que você paga pela internet, sem necessidade de gerar boleto) e a despesa mensal do provedor que hospeda seu site (se você estiver hospedado no Blogger por exemplo não terá nem esta despesa, fique atento(a)). Qualquer cobrança que você receber além destas deve ser analisada com desconfiança pois pode ser uma tentativa de golpe.

As outras cobranças que chegam pelo Correio também em forma de boleto vêm para a empresa que você registrou. São diversas entidades de comércio, associações comerciais, associações de empresários, sindicatos, etc.; algumas até fantasmas, que muita gente paga sem perceber que é um golpe. Alguns chegam até a citar artigos da Constituição Federal para intimidar quem recebe as cobranças. E os boletos não são de valores pequenos. Alguns chegam perto dos 300 reais!

A maioria dos pequenos negócios não precisa contribuir nem com a tarifa sindical. Já vi em reportagens na TV muitos empresários pagando estes boletos fraudulentos no “automático” só porque os boletos chegavam com o nome e o CNPJ da empresa. Na dúvida, consulte um contador antes de pagar. A dica aqui é prestar atenção redobrada em todas as cobranças que seu negócio receber.

No começo do ano recebo uma enxurrada de boletos desonestos. Fique de olho! Tem sempre alguém querendo roubar uma fatia do que você ganha sem nem precisar trabalhar para isso.

Leia Mais
. Boletos indevidos com a logomarca da Caixa são enviados à empresas, Notícias & Negócios
. Falso boleto de falsa hospedagem, Ferramentas Blog
. Boleto induzindo a erro pode ser armadilha para captar associados, Olho Vivo News
. Microempreendedor individual - a verdade e a propaganda, Guia do Empresário
. Empresários caem no golpe do falso boleto, Sebrae - MG

Você encontra centenas de outros artigos consultando o “golpe do boleto” na internet. Fica a dica!

Você já recebeu um destes? Compartilhe conosco!