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assuma quem você é!

por Melina Pettendorfer . Carinhas Personalizadas

Um novo ano começou e já passou da hora de você assumir sua personalidade e a personalidade da sua empresa sem medo de ser feliz! Olha para os lados toda vez que vai criar uma página, imagem ou texto pro seu blog? Pare já e assuma quem você é!


JÁ ESCUTAMOS
"-Não sei bem como me apresentar no meu blog, por isso eu vejo o que minhas amigas e pessoas que admiro colocaram (tópicos, fotos, jeito de escrever) para seguir a mesma linha. Se aquela fórmula deu certo pra elas, pra mim também dará!"

O QUE PENSAMOS
A insegurança nos faz seguir por caminhos muito esquisitos. Sabe aquele sentimento que não nos deixa ousar na hora de usar uma roupa nova, um acessório, um corte de cabelo diferente? Ele aparece e nos estimula a querer ser parte daquele todo, entrar em um contexto que gostamos e nos sentimos bem. Sem problemas agir assim quando o assunto é moda, você pode deixar o tempo te mostrar sua identidade lentamente. Mas quando o assunto é o seu negócio, querer se integrar e ficar parecida com outras empresas só vai te confundir com as outras aos olhos dos clientes e você será rapidamente esquecida.

Um segredo: os olhos dos clientes brilham ao encontrar algo novo! Está nos livros de marketing e design que os mínimos detalhes na apresentação de uma marca são percebidos por todos.

A gente tende a não acreditar muito nisso: não é possível que o cliente leia aquele textinho de rodapé pequenininho que é um mínimo detalhe. Ele lê. E quando notar que esse texto está escrito igualzinho em um monte de sites, inclusive o seu, sua marca já estará sendo percebida como "igual" ou "similar" a do seu vizinho ou concorrente. No pior sentido dessas palavras para a saúde do seu negócio.

"Acontece que meu negócio não tem muito tempo e nem sei por onde começar! Por isso acabo procurando inspiração e uma forma de fazer nos sites que curto." Ok, vamos às dicas práticas?

1. JEITO DE FALAR E JEITO DE SER
Você fala de um jeito meio destrambelhado e escrachado? Fale assim no seu blog! Você não fica cinco minutos longe do twitter, adora as gírias e piadas internas de redes sociais? Use-as no seu blog! Só assumindo sua verdadeira personalidade e perdendo a mania de se espelhar ou se inspirar na de outra empresa é que você vai colher de verdade os frutos de ter uma voz única e sincera com seus clientes. Comece já e perceba a diferença!

2. AONDE VOCÊ TRABALHA
O seu ateliê ainda não está do jeito que você gostaria, muitas coisas precisam de mudanças? Mas as empresas que você admira e concorre mostram fotos deslumbrantes e um ambiente lindíssimo de criação. A paciência é uma virtude, você ainda terá fotos lindas para mostrar também! Concentre-se em arrumar seu espaço, invista na praticidade dele e, se puder, na beleza, para aí sim contratar um fotógrafo que faça fotos de um jeito super autoral. Você deixou de tentar PARECER com o ateliê de alguém para SER o seu ateliê com toda a beleza que você merece.

3. A FORMA DE TRABALHAR
Você trabalha sozinha e não se dedica o tempo todo para o mundo craft? Problema algum! Assuma sua forma de fazer hoje sem preconceitos só porque outras empresas que você gosta tem uma equipe e se dedicam 100% do tempo. Seu marido não curte nada de artes e não se envolve muito no seu negócio? Sem problemas! Ele não precisa fazer parte do "quem somos" do seu site porque ele é romântico e apoia sua empresa! Ele pode aparecer como uma homenagem se você optar por falar mais longamente da sua família, mas não precisa fazer parte da equipe.

4. DESCRIÇÃO DOS PRODUTOS
O que falar dos textos de descrição de produtos? É bem chato especificar tudo! Fica um medo de esquecer algum detalhe. Mais chato ainda é quando seu cliente ou uma empresa do mesmo ramo notar que você fez um copy, paste do site dela para não correr riscos de errar. Escreva como você acha certo, na ordem que você escolher dos itens que merecem destaque e corra riscos. Em pouco tempo, os seus clientes vão te mostrar o caminho das informações que faltam e você vai complementando aos poucos com a sua personalidade.

5. OS PRÓPRIOS PRODUTOS
Falamos muito por aqui sobre encontrar seu próprio jeito de fazer e criar novos produtos. Todo mundo adora o Branca de Neve e cria produtos com ela? Encontre o personagem que VOCÊ curte ou admira e faça uma coleção inovadora! Mary Poppins? Porque não? Busque no seu coração as respostas... e não nos sites concorrentes.

6. ATITUDE
Sabe o que fazemos aqui em Carinhas quando percebemos que alguém se inspirou até demais em algum ícone, texto ou imagem? Partimos para criar algo novo pra nós e não correr o risco de jeito nenhum de sermos percebidos como imitação de outros. É muito mais divertido, muito mais interessante e muito mais a nossa cara!

VAMOS CONVERSAR?
Ao se comunicar com seus clientes (seja pelo blog, pelas caixas que envia, pelos produtos que faz) qual é a sua preocupação? Estar dentro de um padrão que considera bacana e com uma mesma atitude de quem admira ou dar um monte de passinhos pra frente e gastar mais tempo para pensar em algo que ainda não viu por aí?