................ ................ ................ ................

para começar o seu ano com o pé direito!

por Cissa Chiarini . Cupcake Hortelã e Bebê Cupcake

{ crédito :: better homes and gardens }

Levanta a mão aqui quem além das resoluções pessoais para o ano novo também fez uma reflexão sobre os objetivos e metas para o seu negócio em 2012! Alguém?

Então hoje estou aqui para propor um desafio: vamos juntos fazer essa reflexão de "ano novo" e criar um planejamento base para orientar você e sua empresa ao longo do ano?

Muitas vezes não pensamos o quanto parar, respirar, refletir e analisar pode ser importante também para a nossa pequenina empresa. Metas, objetivos e sonhos são como adubo e podem ser organizados em um planejamento que vai orientar suas ações, além de mostrar o que é mais urgente e importante na sua lista de "coisas a fazer".

Vamos lá?!

Tenho algumas ideias para você:

OLHE PARA 2011 E ANOTE TUDO O QUE VIU
Analise todo o seu ano de 2011 e faça uma lista do que aconteceu de bom e de não tão bom assim. Seja justa e honesta com você! Muitas vezes a ansiedade de querer que grandes acontecimentos façam parte do dia a dia, acabamos não percebendo as pequenas coisas boas que aconteceram e que serão a base sólida do futuro da sua empresa. Também muitas vezes enfatizamos os momentos ruins e damos mais força do que eles realmente tem!

Lista feita é hora de refletir sobre ela e anotar suas observações:

... sobre as coisas boas: você consegue identificar algo pontual que tenha feito para que elas acontecessem ou aconteceram por causa de uma série de ações? Quais foram essas ações? Assim você vai conseguir identificar os bons caminhos a seguir e se dedicar ainda mais a eles em 2012.

... sobre as não tão boas: porque elas aconteceram? O que você pode fazer para que não se repitam nesse novo ano? Se organizar melhor? Investir mais na divulgação? Lançar mais produtos novos? Organizar o sistema de encomendas? Ter mais produtos disponíveis para pronta entrega? Escrever com mais frequência no seu blog? Assim você vai ver e entender onde errou para encontrar soluções e não cometer os mesmos erros novamente.

As anotações a partir dessa reflexão já são a base do seu planejamento de 2012!

  { crédito :: better homes and gardens }

AO FUTURO E AVANTE
Análise de 2011 feita, vamos olhar para frente e pensar em 2012. É hora de traçar seus objetivos e as tarefas que precisa cumprir para alcançá-los. Mas por onde começar?

- PRIMEIRO: definindo qual o objetivo principal do seu negócio. É um hobby e sua intenção com as vendas é ter uma graninha extra? Ou uma empresa real, seu principal (e único!) ganha-pão?

Com a análise sobre 2011 + objetivo principal definido comece a escrever quais são suas metas para 2012. O texto AONDE VOCÊ QUER CHEGAR?, do site Webinsider, vai te ajudar bastante nessa etapa.

Para que cada objetivo seja alcançado é preciso cumprir várias tarefas, certo? Se sua intenção é aparecer mais na mídia, vai precisar escrever um release atraente, tirar fotos de excelente qualidade e específicas para esse meio, fazer uma lista de revistas/sites/blogs que podem se interessar pelo seu trabalho, entrar em contato com os jornalistas... e por aí vai.

Então faça outra lista. Agora com as tarefas a cumprir para alcançar cada objetivo definido anteriormente. Você vai ver que além de visualizar melhor os caminhos a seguir, vai também organizar melhor sua agenda de "coisas a fazer" ao longo do ano.

Depois programe datas e prazos para que cada uma aconteça: tarefas e objetivo final.

Agora você já tem um planejamento base para o seu ano de 2012. Lembre-se que quanto mais detalhes colocar em cada uma das etapas, mais fácil vai ser visualizar o que precisa ser feito. Organização também é fundamental para que as ideias não se percam ao longo do ano.

Deixe a preguicinha de lado e comece o ano do seu pequeno grande negócio com o pé direito!

E aproveite para compartilhar com a gente qual o seu maior objetivo para 2012! Quem sabe você não encontra alguém com uma mesma intenção e juntos não descobrem caminhos criativos para conquistá-los? Afinal, "a união faz a força" e é isso que defendemos aqui!