................ ................ ................ ................

ateliê offline . estoque de produtos e matéria-prima

por Lu Gastal . lugastal e Clube do Pano


A partir de hoje, Tia Linha visitará mensalmente o Assim, Sim!, o blog mais empreendedor do pedaço! Trará relatos, experiências e dicas sobre o que você não vê ao visitar um negócio - o que rola nos bastidores - “offline”.

Aproveitando o início do ano, época em que o movimento no comércio tende a reduzir, uma excelente “pedida” é organizar espaços e estoques. Pense o quanto essa energia dispensada será importante nos meses que vêm a seguir – e não esqueça que todo esforço tem sua recompensa!

Empresas costumam manter o estoque OK mensalmente; normalmente têm o auxílio de um sistema específico, o que é ótimo. Caso contrário, apóie-se numa planilha de Excel, ou, por que não, na velha e boa caderneta de anotações.

Não importa o tamanho do seu negócio, até os menores terão melhores resultados se estiverem com a contagem de estoque em dia! Quem tiver um ateliê, por exemplo, também perceberá com nitidez os resultados, por pequenos e sutis que lhe pareçam. Que tal dedicar algumas horas e atualizar sua lista de material?

Uma dica importante - no decorrer do ano, dê baixa naquilo que for usado ou vendido, caso contrário seu estoque imediatamente se desatualizará. Na medida em que você adquirir matéria-prima ou novos produtos, também é importante listar em sua planilha. O controle do estoque poderá auxiliar, inclusive, suas vendas temáticas.

 Por exemplo, ao findar o Natal de 2011 você guardou todos os produtos e matérias-primas alusivas ao tema. Ao chegar a hora de produzir para o Natal 2012, você terá a facilidade de saber a descrição do seu estoque, tendo a visão do que deverá ser adquirido e o que poderá ser aproveitado.

Tia Linha sugere: comece logo sua contagem, além de facilitar mensalmente seu trabalho futuro, você poderá, inclusive, encontrar peças e materiais que sequer lembrava ter! É uma verdadeira delícia – como encontrar uma nota de R$ 10,00 no bolso do velho jeans!.

Um beijão pra vocês!
Lu Gastal e Tia Linha