................ ................ ................ ................

perguntas & respostas | assim, sim!

por Cissa Chiarini . Cupcake Hortelã e Bebê Cupcake

Recebemos muitos e-mails com dúvidas no Assim, Sim! A vontade é responder todos com o mesmo carinho com que foram escritos e poder ajudar cada um, mas sei que vocês entendem que não é sempre que dá, não é?! Então, resolvi usar as perguntas desses e-mails em posts de "pergunta-resposta"... assim podemos ajudar mais gente que tem os mesmos questionamentos.

Mas a participação de vocês também é muito importante nos comentários para compartilhar ideias, sugestões e assim formarmos um debate que só vai enriquecer e trazer coisas boas para todo mundo: para quem tem a dúvida e para quem compartilha seu conhecimento, pois um dia com certeza já esteve no lugar do outro, não é?

 { crédito :: holiday jenny }

O e-mail de hoje é de uma pessoa que está retomando os negócios de seu ateliê depois de um tempo parada e tem várias dúvidas de como se organizar e começar a vender.

"Não consigo me prender a nada. Tenho estoque de material de bijouterias, caixas de mdf e tanto tecido que já não tenho mais onde guardar."

Esse comportamento é bem comum entre as pessoas que tem a mente criativa e cheia de ideias e isso é muito bom para os negócios, pois é mais fácil criar algo novo, diferente. Mas se você não tiver foco, não vai sair do lugar!

É muito difícil, eu sei, mas é preciso determinar qual a sua arte preferida ou em qual delas vai poder agregar todo o seu conhecimento artístico. Para começar eu aconselho fazer uma lista de produtos que gostaria de oferecer e que tenham algo semelhante entre eles. Pense em uns cinco produtos diferentes e umas duas variações de cada, por exemplo. Separe os tecidos mais bonitos e diferentes que você tem para criá-los.

Você pode usar os materiais de bijuteria, por exemplo, para bordar alguns detalhes nas bolsas ou para fazer chaveiros que serão o "algo a mais" que seu produto oferece. Mas fique atenta aos custos!

Aproveite também esses tecidos e monte um portfólio para poder mostrar ao seu cliente as opções que ele tem para encomendar um produto. Tire fotos de amostras de tecidos (com qualidade!) e monte um álbum no Facebook, por exemplo, para que seus futuros clientes possam consultar!

COMPLEMENTE SUA LEITURA
+ Assuma quem você é! e Diferencie-se já!, por Melina Pettendorfer
+ Procure seu diferencial!, por Aninha Oliveira

"Fiz um curso de bolsas há 5 anos no Senac e desde então invisto em material. Não consigo obter retorno, pois não sei vender. Tentei o Flickr, o Elo7 e Blog, mas não tive resultados.

Realmente não é tarefa fácil se destacar e começar a vender em meio a tanta concorrência, mas não é impossível. Por isso sempre insisto em falar que é um trabalho de formiguinha (passinhos pequenos, mas contínuos) e que os resultados podem demorar mesmo para aparecer!

Vender pela Internet é muito mais do que só estar lá com as fotos dos seus produtos, é preciso interagir, construir relacionamentos, produzir conteúdo que interesse as pessoas e se fazer presente para ser notado. E isso requer muito trabalho e trabalho diário!

O Flickr é uma excelente vitrine e também um bom canal para conhecer pessoas. Mas não basta só colocar suas fotos lá... é preciso interagir, é preciso criar relacionamentos. Como você quer que sua loja ou blog sejam visitados se você não visitar os das outras pessoas? E não falo daquela visita: "Vim conhecer seu cantinho, agora vá conhecer o meu!". É preciso ser espontâneo, natural e sincero para ter retorno!

Também não é fácil se destacar no Elo7. Digite "bolsas" na busca do site e vai encontrar mais de 4.000 produtos e o seu precisa se destacar no meio deles. Agora some isso aos produtos do Tanlup, do Airu, do Mercado.etc. e das lojas virtuais independentes + lojas físicas, que também concorrem com o seu!

Então é preciso fazer a sua parte: caprichar nas fotos, na descrição dos produtos, no layout da sua loja e também investir financeiramente para estar em destaque na primeira página do portal, nos e-mails marketing e no resultado das buscas. Além de espalhar aos quatro ventos que sua loja existe!

COMPLEMENTE SUA LEITURA
+ 5 dicas de marketing para começar, por Cissa Chiarini
+ Como causar uma excelente primeira impressão, por Cissa Chiarini

Ter um blog é a mesma coisa! É preciso que ele seja atrativo, que chame a atenção das pessoas, que tenha conteúdo interessante, ideias bacanas, coisas lindas de se ver e uma ótima energia! Eu acredito que umas quatro postagens semanais seja um ótimo começo! Mas também não vale "postar só por postar", tem que ser interessante, tem que valer a pena de ser lido e visto!

"Tenho tempo pra costurar, mas quando penso em desenvolver um trabalho ai vem o desânimo. Tenho bolsas confeccionadas há mais de um ano que não foram vendidas. Já pesquisei o ramo e a concorrência é muito grande e a cada dia tem mais e mais pessoas fazendo a mesma coisa."

Eu sei que podemos desanimar quando demoramos para vender um produto. Ainda mais nos primeiros meses que estamos com todo gás e queremos ver nosso negócio das frutos rapidinho! Mas repito aqui que é preciso tempo, dedicação e determinação. E não é em um mês, dois, três que você vai começar a ver os resultados! Pode demorar um ano ou até mais para você ter um ritmo bacana de vendas, mas só SE você trabalhar firme e forte todos os dias. Procure os ateliês que você admira e que considera que já chegaram a esse patamar e veja há quanto tempo estão na Internet e nesse trabalho de formiguinha para chegarem onde estão!

Como não podemos investir em uma mega campanha de marketing para fazer a nossa marca ficar bem conhecida em pouco tempo, temos que ter paciência e fazer o que estiver ao nosso alcance. Só não vale desistir, certo?

Além dos meios de venda e divulgação online, vale investir nas vendas na sua cidade também: lojas, vendedoras que vão nas casas dos clientes, bazares e feiras... se você não gosta desse tipo de venda, faça uma parceria com uma amiga que tenha tino para vendas e negociações. Pague uma porcentagem em cima das vendas que ela realizar e dos canais de venda que ela conseguir para você!

Já que você tem produtos parados, também pode concentrar seu esforço em fotográfa-los lindamente, quem sabe até pedir a ajuda de um profissional? As fotos são a alma das lojas virtuais!

COMPLEMENTE SUA LEITURA
+ 6 ideias para divulgar o seu trabalho na sua cidade, por Cissa Chiarini
+ Vamos ser parceiros?, Melina Pettendorfer
+ 6 sugestões para a evolução do seu negócio, por Cissa Chiarini

O mais importante é que toda essa busca, aprendizado, dedicação e trabalho precisam ser algo prazeroso na sua vida. É essa uma das características mais bonitas de quem empreende: paixão (e persistência!)! É isso que vai fazer com que ideias criativas para os problemas do dia-a-dia apareçam com mais facilidade e quando menos se espera!