................ ................ ................ ................

a primeira imagem é a que fica - e vende - seu produto

por Esther Gasciarino . ScrapStuff

Aqui no Assim, Sim você já encontrou dicas de como fotografar os produtos do seu negócio e já falamos também sobre fotos que utilizam marca d´água, lembra? Tá bom! Você optou por usar marca d´água nas suas fotos. Então vamos te mostrar com exemplos baseados em casos reais, algumas dicas para que você utilize da melhor maneira possível esta ferramenta.

Vamos lá. Seu negócio chama-se “Minha Loja” e você divulga seus produtos num blog e numa loja virtual. Eu sou sua cliente e ao entrar no seu blog vou me deparar com as seguintes fotos do seu produto:



Veja como cada marca d´água está numa posição diferente. Isso cria confusão mental em quem está batendo o olho no seu blog ou loja e acaba chamando atenção para a marca d´água e não para o produto que você quer vender.

Isso passa também uma impressão de desorganização pro seu negócio. Que tal ver a mesma foto assim?


Veja, aqui as marcas d´água estão padronizadas com a mesma fonte, mesmo tamanho, a mesma cor e estão todas na mesma posição, protegendo, mas não competindo com seu produto. Muito mais leve, não acha? O cliente aqui vai prestar atenção e se encantar com seu produto.

Essa é a marca d´água mais simples de fazer e você pode usar o programa que está acostumado para editar suas fotos para fazê-la.

Dica: faça a marca d´água uma única vez e salve este arquivo para utilização futura. Assim você não precisará ajustar os parâmetros de formatação do texto cada vez que precisar inserir uma foto no seu blog ou loja virtual.

E que tal ver suas fotos assim?



Esta aqui é a melhor opção para a foto de seu produto. A marca d´água foi padronizada com uma logomarca, que sempre vai ser utilizada em suas fotos na mesma posição e tamanho. Fica muito mais profissional, não compete com seu produto e dá um ar de organização e profissionalização para seu negócio.

Você pode utilizar a logomarca já existente do seu negócio ou contratar um profissional para fazer esse template (modelo) de identidade visual para utilização sempre que precisar. Você sabia que o Assim, Sim! pode fazer isso por você?

Por último, se você utiliza o Photoshop para editar suas fotos, deixamos aqui novamente uma dica  (em inglês) muito fácil para criar sua marca d´água e aplicar em várias imagens de uma única vez.


Portanto, se você optou por utilizar marca d´água nas fotos de seus produtos ou blog, padronize:

. Coloque sempre na mesma posição;
. utilize sempre a mesma fonte e formatação (cor, tamanho, espaçamento, etc) ou a mesma logomarca em todas as fotos;
. e, você verá a diferença no seu pequeno grande negócio! Boa sorte!