................ ................ ................ ................

um pouco mais sobre diferencial

por Ana Amélia de Oliveira . Livros da Joaninha

Nesta postagem convidei vocês a fazerem uma lista de ideias para tornar seu produto diferente da concorrência. Após fazer a lista é possível deparar-se com a seguinte dúvida: Como posso reforçar a idéia de que meu produto realmente é diferente? Este é o momento de colocar toda sua criatividade para funcionar.

 { créditos :: livros da joaninha }

Existem algumas formas de reforçar uma ideia e só você saberá aquela que melhor se encaixa no seu handmade business. Quando decidi criar o Livros da Joaninha sabia da existência de outras marcas que ofereciam este mesmo serviço, mas isso em nenhum momento foi visto como um empecilho. Pesquisei as marcas mais reconhecidas no mercado e notei que a maioria apresentava seus produtos como cadernos costurados de forma artesanal. Este foi o ponto de partida na criação do meu diferencial.

Eu não queria vender apenas cadernos, eu queria mais! Ao adquirir um produto criado por mim meu cliente saberia que estava comprando um livro, um livro em branco onde ele seria o autor. Com o conceito na cabeça, era hora de reforçá-lo para que meu produto entrasse de uma maneira original no mercado. Poderia ter escolhido "Cadernos da Joaninha" ou "Papelaria da Joaninha" para ser o nome da minha marca, mas como já sabia o diferencial, esse reforço já começou na escolha do nome.

Além da escolha do nome, essa ideia aparece reforçada ao ler a descrição da marca e cada cliente recebe junto do seu pedido um marcador de página. Depois que tive a ideia do marcador de página ela me pareceu tão óbvia, mas confesso que demorei alguns dias pensando em como presentear meu cliente com algo que reforçasse o conceito da minha marca. Fiquei alguns dias com a palavra livro martelando na minha cabeça. Por isso recomendo: tenha paciência, não desista!

Saindo do universo da encadernação e indo para o universo daquela costureira que optou por fazer necessaire, ela poderia fazer para suas criações bolsinhos plásticos para guardar aquela maquiagem que insiste em abrir e sujar tudo. Com certeza no mundo das necessaires isso seria um diferencial. E como reforçar esta ideia? Dentro de cada bolsinho poderia ir um cartão com recadinho divertido: Sua sombra anda rebelde e insiste em abrir? Coloque ela de castigo neste bolsinho e mantenha tudo limpinho!

Agora, é a hora mais gostosa! Vamos conversar? Quero muito receber sua opinião!