................ ................ ................ ................

as aventuras de sofia e seu craft business | 04

por Cissa Chiarini . Empório Coralina

Sofia teve muito trabalho para fazer desde o último e-mail de Alice sobre a importância das fotos, da descrição dos produtos e dos preços para valorizar o seu trabalho. Agora, Sofia está pronta para começar a vender e Alice dará suas últimas orientações para que o negócio da amiga seja um sucesso.

 “- Alice, precisei me dedicar bastante para tirar boas fotos (sei que ainda posso melhorar mais!), descrever meus produtos e pensar nos preços. Convidei vários amigos para darem suas opiniões como possíveis clientes e isso me ajudou muito. Foi incrível ver tantas boas ideias sendo compartilhadas por eles para me ajudar. Apesar de ser uma das partes mais trabalhosas e que sempre vou precisar investir tempo e criatividade, entendo que seja essencial para as vendas do meu ateliê.

Estou adorando os desafios de cuidar do meu negócio e muito animada com tudo o que está acontecendo. Tanto que já comecei a ler o livro O Segredo de Luísa, do Fernando Dolabela, que também está me ajudado bastante a entender o que é ser empreendedora. E devo muito a sua ajuda! Agora minha loja virtual já está pronta e já comecei a produzir conteúdo para o blog e a Fan Page do ateliê. Mas e agora? O que mais preciso fazer?"

 { créditos :: empório coralina }

“-Sofia! Foi ótimo poder acompanhá-la nesses primeiros passos e estou muito feliz com a sua animação. Tenho certeza que você colherá ótimos frutos. Aprecie e comemore cada conquista e tenha amor e muita dedicação pelo que faz. É esse o segredo para a criatividade fluir e você se destacar.

Bom, agora que tudo está pronto você precisa começar a construir seus relacionamentos e divulgar o seu ateliê. Mas faça isso sempre de forma natural e espontânea, faça um networking de coração. Converse com as pessoas, troque experiências, valorize outros ateliês, divulgue os trabalhos de quem você admira, compartilhe suas ideias... assim como seus amigos fizeram com você. Aos poucos você vai formando uma rede de amigos e contatos que será ótima também para o seu negócio.

Para divulgar sua empresa, você não precisa necessariamente fazer um grande investimento. Pelo menos nesse começo! Para divulgar na sua cidade, você pode escrever um release para os jornais mostrando sua empresa, pode frequentar e participar de feiras de artesanato para fazer contatos, mostrar a sua marca e encontrar novos clientes e pode também fazer um flyer bem criativo e deixar em alguns comércios que tenha um público parecido com o seu: você pode divulgar suas bolsas de tecido, por exemplo, em um salão de beleza e fazer uma parceria para expor seus produtos por lá.

Na Internet, você pode procurar blogs e sites interessantes para divulgar seus produtos ou propor parcerias. Mas não esqueça de que para ser uma parceria de sucesso é preciso afinidade entre as partes e agregar coisas boas para as duas marcas. E também pode usar o Twitter, o Facebook, os Fóruns de Discussão... nessa área também é preciso usar sua criatividade para criar estratégias que atraiam a atenção e desperte curiosidade.

É agora que você vai começar a encontrar as pessoas que vão se apaixonar pelas coisas que você faz e são elas que também vão ajudá-la a propagar a sua marca, indicar seus produtos e falar sobre você. E assim vai conquistar seus primeiros clientes. Então desde o começo é preciso ter definido o que vai fazer para encantá-los desde o primeiro contato.

Surpreenda com suas atitudes, seja sempre gentil, trate cada venda como se fosse a primeira do seu ateliê. Isso fará a diferença! Tenha paciência e persistência, Sofia. Os obstáculos para quem atua nesse mercado são muitos, mas você não pode desistir. É preciso esperar pelos resultados e fazer um trabalho de formiguinha, contínuo e constante. Então se dedique sempre a crescer, mudar e fazer sempre melhor. Crie novos produtos, aprenda mais sobre gestão e empreendedorismo, invista na divulgação e nos relacionamentos... seja original, seja interessante.

Só não vale desanimar e deixar o ateliê parado, hein? Estou aqui desejando todo o sucesso para você nesse caminho. Que ele tenha o tamanho do seu sonho! Que você se divirta muito e use sua criatividade também na forma de administrar seu negócio e se relacionar com seus clientes e amigos.

E sempre que precisar de um conselho, estarei aqui.
Um abraço, Alice

LEIA OS POSTS ANTERIORES DA SÉRIE
. as aventuras de sofia e seu craft business | 01
. as aventuras de sofia e seu craft business | 02
. as aventuras de sofia e seu craft business | 03

Coluna publicada no Jornal Craft & Cia.