................ ................ ................ ................

vamos organizar melhor o nosso tempo?!

por Lu Picoral . artesanal

Estão faltando horas no seu dia? Pois é, no meu também. Vamos pensar juntas numa maneira de otimizar nosso tempo para fazer nosso trabalho render e ainda poder curtir a família com qualidade?

Abaixo estão algumas dicas simples (e nem sempre fáceis de aplicar) que podem fazer diferença no seu rendimento. Obviamente, esta não é uma lista fechada e conto com sua participação através dos comentários para trocarmos algumas ideias.

 { crédito da imagem :: lynne sears, pinterest }

1. AGENDA
Escolha o tipo de agenda que combina com seu estilo de vida: online, eletrônica ou de papel. Não adianta usar algo só por causa de modismos e – muito menos – separar as informações em locais diferentes que só nos fazem perder tempo justamente quando mais precisamos.

Eu gosto mesmo é do papel, mas se você não consegue desconectar e se interessou pelo primeiro tipo de agenda, existem inúmeras opções. Como sugestão, indico: Google Agenda, CalendarHub, Setster e Doris (em português).

2. COMPROMISSOS
Agende seus compromissos por prioridade e faça um plano de ação: quantas encomendas você pode atender num mês? Se você tem ajuda, aprenda a delegar; e se não tem, aprenda a dizer não. Não adianta assumir uma porção de encomendas se você não poderá cumprir o prazo prometido.

3. CALENDÁRIO
Organize seu calendário de atividades por semana. Com tantas funções acumuladas, temos a sensação de que o dia é muito curto – e visualizar os compromissos “dissolvidos” na semana pode ser mais rentável.

4. PLANEJAMENTO
Tente não planejar 100% de seu tempo, pois é preciso ter espaço para imprevistos. Já passei por situações em que precisei refazer um pedido ou parar a produção para contatar o correio sobre uma encomenda que não foi entregue no prazo. Isso demanda tempo não programado e com certeza irá acabar com uma lista de tarefas rigorosamente estabelecida.

 { crédito da imagem :: we heart it, pesquisa }

5. OBJETIVOS
Sonhar é bom e necessário, mas é mais seguro estabelecer objetivos realistas – do contrário, corremos o risco de nunca alcançá-los. Se isto acontecer, você ficará frustrada e seu trabalho parecerá triste e desnecessário.

Vamos focar no que podemos fazer e em como fazer para crescer com orgulho e satisfação! Viva no presente e tire o foco do passado. Aprenda com erros e acertos do que passou, mas foque no que está fazendo agora - afinal a construção de seu futuro é feita no dia-a-dia.

6. RELAXAMENTO
Durma bem! É durante o sono que nosso corpo relaxa e se prepara para os próximos desafios. Descubra quantas horas são necessárias para você descansar de verdade e acordar com mais disposição e bom humor para realizar as tarefas programadas.

7. VIDA PESSOAL
Cuide de sua vida pessoal. Além de atividades físicas para manter o corpo em forma, como você cuida de sua mente? Faz meditação, terapia ou alguma outra atividade? E descansar significa desconectar do trabalho: ir ao cinema, namorar, dançar, passear com o cachorro... mas não vale ler livros técnicos, ok? Isso ainda é trabalho.

Lembre que descansar e repor as energias desperta nossa atenção para o trabalho de forma concentrada e criativa – e estas são duas características fundamentais para que seu pequeno negócio dê certo.

Agora é a sua vez. Como você pode contribuir com esta lista para que possamos aproveitar melhor nosso tempo e fazer nosso trabalho render com qualidade?