................ ................ ................ ................

fotografando o ateliê

por Eva Caroline . La Pomme

Já falamos sobre organizar o ateliê e deixá-lo bonito pra só depois publicar fotos dele... E agora?

Seu ateliê está fofo e você quer fazer fotos legais, claro! Então lá vão algumas dicas:

1. Luz natural. Ela sempre trará resultados bacanas. Escolha o horário que o ateliê esteja mais iluminado. Prefira uma luz difusa, suave, sem diferenças grandes entre luz e sombra. Descarte aquele horário em que o sol entra direto pela janela.

2. Evite a luz da lâmpada como luz principal. Ela virá de cima e fará sombras estranhas.

{ crédito da imagem :: eva caroline }

3. Cuide da organização antes de fazer as fotos, mas de forma que não artificialize e perca a essência do lugar. É só mesmo prestar atenção com pequenos detalhes.

4. Busque o melhor ângulo. Fotografia é um recorte e você pode explorar o melhor ou o pior lado do que fotografa. Procure o melhor enquadramento. Pra quê mostrar aquela umidade chata da parede que você não consegue resolver? Ou aquela estante que é mais bagunçadinha, se você pode mostrar aquela outra colorida, cheia de materiais coloridos e legais? Não há necessidade de mostrar tudo. Ache aquele pedaço mais charmoso que reflete bem a atmosfera do seu ateliê.

5. Também vale fazer imagens com você e se hover a equipe. Pode ser foto posada mesmo ou num momento de produção, eu acho bem legal!

6. Detalhes! Eles são sempre bem vindos, agregam sentimento! Busque aqueles que falam sobre seu trabalho e a sua maneira de executá-los. “Eu adoro fotografar minhas ferramentas.”

7. Procure sempre acrescentar um pouco de poesia às imagens é importante que elas sejam bonitas e agradáveis, mas mais importante que fotos “perfeitas”, são o sentimento que elas passam pra seu cliente.

8. Se você tiver condição o ideal é contratar um profissional e se fizer isso converse com ele sobre o seu trabalho, o ritmo dele, a ideia que pretende passar com as imagens.

9. Leve em consideração o tipo de imagem que você gosta, fotos mais claras e estouradas, ou fotos mais escuras? Imagens amplas ou mais fechadas? E as cores mais vibrantes e saturadas ou mais suaves e dessaturadas? Aqui você pode deixar suas imagens mais lúdicas, elas não precisam (e não devem) ser objetivas. Mas lembre que essas imagens irão refletir a natureza seu trabalho e devem comunicar o que ele propõe.

É necessário que haja harmonia e identidade entre as imagens do seu ateliê e o conceito de sua marca! Se o o seu ateliê não estiver lindo para ser mostrado não mostre! Que tal procurar um cantinho especial que dará um imagem charmosa?

Aqui a área de produção do ateliê é totalmente voltanda para funcionalidade e não tem muito charme não, mas temos a área que recebemos clientes e sempre estamos mexendo um pouquinho nela. Então usamos e abusamos da criatividade e esse espaço que mostramos em fotos. O site Work Place mostra o local de trabalho e criação das pessoas. Vale clicar e se inspirar!