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foco total no cliente... será?!

por Melina Pettendorfer . Carinhas Personalizadas

Estamos sempre falando de diferencial, tratamento com o cliente, etapas da venda… mas para onde será que você também não pode deixar de olhar?

JÁ ESCUTAMOS
Estou começando e me esforçando para conseguir mais clientes e mantê-los. Nesse momento, esta é a minha necessidade!

 { crédito da imagem :: green trike press }

O QUE PENSAMOS
Devemos sempre estar de olho no que nosso cliente pensa, como ele se comporta, o que ele anda falando por aí e o que ele achou da nossa marca. Mas sua atenção enquanto empreendedor deve ser compartilhada com outras pessoas que serão fundamentais para justamente chegar aos ouvidos de clientes. Será que anunciar em blogs ou mídia impressa é o bastante para atrair a atenção? Já parou para pensar no que o resto das pessoas que podem estar envolvidas diretamente no seu crescimento pensam e falam do seu negócio?

É importante trazer o seu diferencial a tona para haver um interesse pelo seu negócio vindo de pessoas que você não necessariamente está considerando neste momento. Faltam motivos e tempo para cuidar mais ainda dos mínimos detalhes? Desde o nome da empresa, passando pelo produto que ela faz, como ela faz, porque ela faz? Depois das dicas abaixo, não faltará mais!

1. CONCORRÊNCIA
O conceito de concorrência aonde as empresas brigam e vivem copiando a ideia da outra não vale muito para o mundo do handmade. Isso acontece porque o cliente que consome produtos deste tipo feito com amor e carinho sabe muito bem dar valor para quem cria com qualidade e inovação. Então, uma empresa esperta vai focar no seu próprio diferencial e se apresentar desta forma para seus pares. Faça isso e prepare-se para indicações surpreendentes e conseguir clientes através de outras empresas do mesmo segmento que admiram seu trabalho e confiam clientes que, de repente não darão conta de atender naquele momento, à você.

2. MATÉRIAS E PUBLICAÇÕES
As revistas, sites e jornais tem pessoas sempre de olho vivo procurando por novidades! Muito no início das Carinhas, lá em 2008, assim que lançamos a ideia de retratar com poucos traços, preenchimento rabiscadinho e muita fofura uma revista de casamentos já nos procurou! Eu ainda trabalhava sozinha nas Carinhas e tinha um outro emprego naquele momento… fiquei tão feliz com aquela ligação! Nós nem sonhavamos em ter assessoria de imprensa e muito menos tinha me ocorrido já estar na mídia em poucos meses. O que ocorreu foi que o lançamento de uma ideia com diferencial no mercado logo chamou a atenção da revista, sem maiores esforços da nossa parte. Passados quatro anos, ficamos muito orgulhosos em estar constantemente sendo citados com novidades nossas, coleções e lançamentos.

3. NA BLOGSFERA
A quantidade de leitoras de blogs é enorme (eu incluída)! É muito bacana conhecer novos negócios e descobrir empresas handmade através de blogs. Grandes empresas utilizam o recurso do post publicitário mas as pequenas empresas tem mesmo cativar as blogueiras através do encantamento, do senso de novidade, do cuidado com os detalhes. Olhando para estes pontos e fazendo contatos com blogueiras que admira, as chances de você ganhar uma divulgação feita com o coração é grande. Mas se você apresentar mais do mesmo e nenhuma novidade não vai haver interesse.

4. EVENTOS BACANAS
Existem muitas e muitas feiras de produtos por aí. Mas nossos clientes já sabem as que gostam de frequentar porque vão encontrar só novidades e produtos interessantes. Muitas destas feiras contam com uma curadoria que só aprova empresas que, de fato, tragam algo diferente e que vai encher os olhos dos visitantes! Quer fazer parte dos eventos mais legais pelo Brasil? Deixe o seu produto falar por você e a resposta vai ser positiva tanto vinda dos organizadores das feiras quanto dos visitantes. 

VAMOS CONVERSAR?
Como você cuida destas outras possibilidades de captar atenção para o seu negócio? Já teve tempo ou oportunidade de fazer esses tipo de contato?