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marketing na Internet

por Cissa Chiarini . Empório Coralina

Você já deve ter ouvido falar bastante sobre os elaborados planos de marketing das empresas para destacarem suas marcas na Internet e como isso traz excelente retorno em divulgação, resultados nas vendas, envolvimento dos clientes. E com certeza já deve ter pensado em como usar isso a favor do seu pequeno-grande-negócio! É sobre isso que vou conversar um pouquinho com você!

Minha primeira dica, talvez a mais importante e que vale para qualquer ação que você se proponha a fazer é: faça o básico de forma excepcional e você já verá uma grande diferença no resultado do seu negócio! E o que é básico hoje no marketing através das redes sociais? Planejamento, criatividade, conteúdo interessante, interação espontânea e uma proximidade perfeita com os clientes. São esses os itens fundamentais para que suas ações de marketing sejam assertivas e tenham cada vez mais retorno para a sua marca.

 

Para praticá-los não basta apenas estar na Internet e ficar esperando o dia em que as pessoas vão te descobrir e começar a curtir, retuitar, divulgar e comprar seus produtos. É preciso agir e para isso é importante planejar como será sua atuação e sobre o que irá falar e para quem! Como vai fazer as pessoas se interessarem? Qual será o seu diferencial? Que tipo de conteúdo vai produzir, compartilhar, divulgar, que não seja apenas as promoções e lançamentos do seu negócio? Pense com calma, analise o que as pessoas estão fazendo, use a criatividade e crie sua identidade. Isso fará com que as pessoas se engajem com a sua marca e comece a divulga-la espontaneamente. E isso é muito importante quando falamos de marketing na Internet.

Planejamento feito é hora de escolher pessoas e negócios para seguir/curtir e começar a criar seus relacionamentos virtuais. Mas faça isso sempre de forma natural e espontânea, faça um networking de coração. Converse com as pessoas, troque experiências, valorize outros ateliês, divulgue os trabalhos de quem você admira, compartilhe suas ideias. Aos poucos você vai formando uma rede de amigos e contatos que será ótima também para o seu negócio.

Nós, naturalmente, gostamos de conhecer pessoas que tem interesses e pensamentos ao menos parecidos com os nossos. E gostamos de ter esses interesses reforçados. Por exemplo: se você ama fotografias vai querer conhecer pessoas que também gostam desse assunto e falam sobre ele! E as redes sociais podem lhe proporcionar isso! Mas também não seria interessante conhecer e comentar sobre outros assuntos? Ter outras referências? Então para que sua atuação nas redes sociais traga mais resultados para você (tanto profissionalmente, quanto pessoalmente), siga pessoas de áreas diferentes, amplie seus horizontes! Assim vai construindo um repertório cada vez mais variado, criando mais “assuntos de interação”, que com certeza também irão ajudá-la na hora de ter suas próprias ideias e formar seus referenciais! E interaja! As redes sociais são inúteis se você não se socializar! Responda às perguntas, dê sua opinião, converse com quem você jamais teria oportunidade antes das mídias sociais existirem. Construindo relacionamentos, você terá a chance de conhecer pessoas que poderão contribuir para o seu negócio. E você também poderá contribuir para os delas!

Hoje, Facebook, Twitter e Pinterest são as principais redes sociais usadas pelos crafters e artesãos. Amanhã poderá ser uma mídia social diferente. O importante é que a tecnologia evolui e as nossas relações vão se ampliando (nossa rede de possibilidades de contato aumenta) e se estreitando (criamos laços mais próximos com pessoas que não teríamos a oportunidade de conhecer)! Podemos aproveitar para saber mais sobre as pessoas que nos cercam (e como os nossos clientes – ou futuros clientes – se comportam), sobre as tendências nas diversas áreas, aprender sobre o nosso próprio negócio observando a experiência dos outros, colocar em prática ações de marketing e tudo mais que a criatividade e seu senso de oportunidade proporcionarem a você! Então, vamos lá! Construa relacionamentos bacanas (e sinceros, viu?!) nas redes sociais, em diversas áreas (e também na sua!), para que eles possam trazer um retorno positivo para o seu negócio.

Como eu disse no começo do texto, faça o básico de forma excepcional, criativa e interessante e você vai se destacar e fazer sua marca aparecer. Tenha paciência e persistência. Os obstáculos para quem atua nesse mercado são muitos, mas você não pode desistir. É preciso esperar pelos resultados e fazer um trabalho de formiguinha, contínuo e constante. Então se dedique sempre a crescer, mudar e fazer sempre melhor. Crie novos produtos, aprenda mais sobre gestão e empreendedorismo, invista em marketing e nos relacionamentos.

Sei que essas ideias podem parecer um tanto óbvias, mas se você cuidar de cada uma delas com atenção e usar sua a criatividade também na forma de atuar na Internet e administrar seu negócio, você terá um ótimo plano de marketing! 

VAMOS PRATICAR? Que tal reler esse post com papel e caneta nas mãos e ir anotando todas as ideias que lhe ocorrem sobre cada um dos itens que abordei? Depois organize as ideias colocando metas e prazos para cada uma acontecer... faça uma lista de como vai fazer para cada uma delas acontecer e pense em como vai medir os resultados ao longo do tempo. Esse já é um bom começo de um planejamento da sua atuação na Internet... é só começar a praticá-lo com determinação e criatividade!

- Texto originalmente publico na revista Faça Fácil, Ano 4, nº 48.